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sábado, 4 de junho de 2011

ACENTUAÇÃO

sílaba tônica
          A sílaba mais forte  de uma palavra é aquela que pronunciamos com maior intensidade. Nós a chamamos de sílaba tônica. Conforme a posição em que ela se encontra na palavra,  pode ser classificada em:
  • oxítona quando a sílaba tônica é a última. Ex: televisão, Niterói, papel.
  • paroxítona quando a sílaba tônica é a penúltima. Ex: bombeiro, janela, infavel.
  • proparoxítona quando a sílaba tônica é a antepenúltima. Ex: ximo, astrólogo, laba

ACENTO TÔNICO E ACENTO GRÁFICO
            Quando a sílaba tônica não vem acompanhada de sinal gráfico sobre a vogal, dizemos que esta palavra possui ACENTO TÔNICO. Ex: papel, janela, bomba.
         Quando a sílaba tônica vem marcada por um sinal gráfico colocado sobre a vogal, dizemos que esta palavra possui ACENTO gráfico. Ex: ximo, último, ônibus.

REGRAS DE ACENTUAÇÃO

Acentuamos os monossílabos tônicos terminados em:
a, as: lá, hás;
e, es: pé, mês;
o, os: pó, nós.

Acentua-se os oxítonos terminados em:
a, as: Pará, sofás;
e, es: jacaré, cafés;
o, os: avó, cipós;
em, ens: ninguém, armazéns.

       Acentuam-se as vogais i e u quando formam hiato com a vogal anterior, desde que  estejam sozinhas na sílaba ou acompanhadas de s.
     Exemplos: sa - ú - de, pa - ís, a - ça - í, sa - í - da, ba - ú

ATENÇÃO:
1. Se a letra i for seguida do dígrafo nh, não deve ser acentuada.
 Exemplo: ra - i - nha / mo - i - nho
2. Se antes da letra u houver um ditongo, ela também não deve ser acentuada.
Exemplo: fei - u - ra

Acentua-se também as primeiras vogais dos hiatos oo e eem, se tônicos
Exemplos:  vôo, crêem.

São acentuados os paroxítonos terminados em:
ão(s), ã(s): órfãos, órfãs
ei(s): jóquei, fáceis
i(s): júri, lápis
us: vírus
um, uns: álbum, álbuns
r: revólver
x: tórax
n / ons: hífen, prótons
l: fácil
ps: bíceps

Também acentuamos as palavras paroxítonas terminadas em ditongos crescentesseguidos ou não de s.
Exemplos: relógio(s), ciência(s), ingênuo(s), vitória(s)

São acentuados todos os proparoxítonos:
Exemplos: cômodo, lâmpada.

     Acentuamos todos os ditongos abertos, independente da posição de tonicidade, são acentuados:
      éi(s): assembléia, anéis
    éu(s): chapéu, troféus
      ói(s): heróico, heróis


Observações:
 Alguns problemas de acentuação devem-se a vícios de fala ou pronúncia inadequada de algumas palavras.
Nos nomes compostos, considera-se a tonicidade da última palavra para efeito de classificação. As demais palavras que constituem o nome composto são ditas átonas.
Exemplos:   couve-flor  -  oxítona,
                     arco-íris  -  paroxítona.


1.  As palavras abaixo são proparoxítonas. Coloque corretamente o acento agudo ou circunflexo:
a)  lampada
b)  mecanico
c)   musica
d)  rapido
e)   maquina
f)   abobora
g)  passaro
h)  arvore
i)   medico
j)   zoologico
k)  tecnico
l)   fantastico


2.  Copie as frases colocando os acentos necessários.
a)  O magico de OZ
___________________________________________
b)  O homem invisivel.
___________________________________________
c)   A incrivel fabrica de chocolate.
___________________________________________

3.  Copie somente os nomes que devem ser acentuados.
Magali - Sueli - Monica - Alvaro - Marcelo - Daniel - Debora - Carlos - Andre

_________________________________________


4.  Leia as frases e acentue as palavras monossílabas quando for necessário.

 a)  Venha ca menino! De um abraço em seu pai.
b)  Falta um mes para começar o campeonato.
c)   Alguém deu um no no cordão do meu tênis.
d)  Vamos la para dentro que o sol está muito forte.
e)   Você ja acabou a lição? So falta você.


5.  Complete as lacunas do texto com as palavras do ou :
A pipa de Julinho rasgou e ele começou achorar.
O irmão _____ menino teve _____ e fez outra pipa para ele.

6.  De cada frase abaixo, somente uma das monossílabas grifadas deve ser acentuada. Qual é?
a)  - De um abraço no seu avô! - sugere a mãe de Mariana.
b)  Uma criança da roda da um grito e vai se esconder!

7.  Acentue as palavras abaixo quando necessário. Depois copie-as nos lugares certos.
a)  bone
b)  ninguem
c)   bambu
d)  portugues
e)   saci
f)   chuchu
g)  jacare
h)  guarana
i)   urubu
j)   fregues
k)  voces
l)   tatu

8.  Complete as frases com as palavras do quadro.
inglês - maiô - parabéns - bonés- amém

a)  ___________________! Você fez um ótimo trabalho!
b)  Quando acabo de rezar, digo __________.
c)   Estou estudando _________________.
d)  Vou pôr o _______________ para ir à praia.
e)   Ele tem vários _________________.

9.  Acentue as palavras abaixo:
a)  pa
b)  noticia
c)   pessego
d)  fuba
e)   la
f)   pe
g)  porem
h)  avo
i)   quilometro
j)   cha
k)  atras
l)   comodo
Acento agudo
___________________________________________
___________________________________________
Acento Circunflexo
___________________________________________
___________________________________________

10. Nas frases abaixo, há palavras oxítonas que devem ser acentuadas. Acentue-as.
a.   Hoje, ninguem telefonou para voce.
b.    Não sei onde esta o meu bone.
c.    Em maio, elas compraram alguns maios nessa loja.
d.   O pequeno gamba se escondeu, no fundo do armazem.
e.    Ele tomou guarana, mas eu quis suco de caju,
f.    O rodape da sala ja esta pintado.
g.   O Ceara e o Para são dois estados brasileiros.


11. Observe a diferença entre o singular e o plural desta palavra

freguês                            fregueses
com acento no singular              sem acento no plural

Agora, acentue as palavras quando necessário.
 a.   portugueses
b.    ingleses
c.    japoneses
d.   franceses
e.    irlandes
f.    Frances
g.   japones
h.   chines
i.    irlandeses
j.     portugues
k.    ingles
l.     chineses
m.  holandes
n.   holandeses
o.    dinamarqueses
p.    escoces
q.    finlandeses    

12. Complete as lacunas das frases com palavras do quadro.
Leia com atenção para ver que palavra pode caber em cada frase.
Não se esqueça de acentuar corretamente as palavras.
ciumes          ruinas          ruido          saimos          juizo
saude           heroina

a.   Ouvimos um _______________ estranho e fomos ver o que era.
b.    A _______________ da história era uma jovem guerreira muito bela.
c.    Eu e meu irmão _______________ do cinema e fomos para casa.
d.   Por que você fez isso? Não tem _______________?
e.    Não coma essas coisas! Elas fazem mal a _______________!
f.    Ele tinha _______________ da namorada.
g.   Eles se esconderam numa velha casa em _______________.

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