Pesquise neste blog

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Atividades com ADVÉRBIOS



   Quem tiver alguma dúvida, ou quiser rever a matéria e quiser consultar uma tabela com os exemplos de advérbios, vá até a postagem classes gramaticais (digite na caixa de pesquisa acima).

   1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo.
Talvez ela viaje - advérbio de dúvida
a)  Não irei ao passeio.                   _______________________________________
b)   Gosto de quem fala bem.               _______________________________________
c)   Sim, posso ir com você.               _______________________________________
d)   Amanhã levarei os livras.             _______________________________________
e)   Vi um ninho na árvore.            _______________________________________
f)   Chegamos muito tarde para a aula.    _______________________________________
g)   Ela não sabe como perdeu.             _______________________________________
h)   Gostaria de esperar um pouco?.       _______________________________________
i)   Perto deles, todos ficam em paz.       _______________________________________
j)    Olhei calmamente a paisagem.          _______________________________________
k)   Nunca mais nos veremos.              _______________________________________

   2.  Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.
a) As meninas cantaram    ___________________________.. (advérbio de modo)
b) ___________________________ , lemos um trecho sobre o pantanal. (advérbio de tempo)
c) O menino ____________________ sabe como perdeu o dinheiro. (advérbio de negação)
d) Voltaram ___________________________ tarde. (advérbio de intensidade)
e)  ___________________________ vovô não queira vir. (advérbio de dúvida)
f)  Eles estavam ___________________________ agitados. (advérbio de intensidade)
g) Elas voltaram ___________________________ para o colégio. (advérbio de modo)
h) ___________________________ eu lhe telefonarei. (advérbio de tempo)
i)  Bete estava ___________________________ da praia. (advérbio de lugar)
j)  ______________________ nós falaremos amanhã (advérbio de afirmação)
k) Eles ______________________ querem ir para o shopping. (advérbio de negação)

   3.  Destaque os advérbios e classifique-os. Observe o modelo.
Juliana morava muito longe da minha casa.
muito - advérbio de intensidade
longe - advérbio de lugar
a)  Provavelmente as crianças estão passando bem.


b)   Amanhã eles irão lá no zoológico.


c)   Mandaram-na aqui para estudar.


d)   Certamente tu foste o primeiro classificado.



   4.  Complete com advérbios de lugar.
a)    Vou estudar ___________________________ daquela árvore.
b)    Carolina chegou ___________________________ com Nino.
c)    Eliane mora ___________________________ do clube.
d)    Hoje brinquei ___________________________ do parque.

   5.  Complete com advérbios de tempo.
a)  Fui ___________________________ ao parque.
b)   Cheguei ___________________________ no aniversário.
c)   O ônibus chegou atrasado ___________________________ .
d)   ___________________________ é tarde para mudar.

   6.  Retire do bilhete abaixo, os advérbios que correspondem às classificações.
Oi Murilo!
Já recebeu o convite da festa da Juliana? Ela disse que vai ser muito legal! A turma toda vai estar lá.Será que eu poderia ir junto com você? A minha mãe não vai poder me levar. Ela disse que vai falar com sua mãe amanhã na saída do colégio.
Falô cara.
Até,
Pedrinho.
a)  Advérbios de tempo           ___________________________________________
b)   Advérbios de intensidade     ___________________________________________
c)   Advérbios de negação        ___________________________________________
d)   Advérbios de lugar           ___________________________________________

63 comentários:

  1. Muito obrigada adorei !

    Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela ajuda.

      Excluir
    2. E muito bom esse site !! vai me ajudar muito na prova de portugues amanha.

      Excluir
  2. Muito bom, adorei. Me ajudou demais a estudar, sou do 7º ano e tenho prova amanhã. Não curto verbos e advérbios (me complica), mas entendi melhor sobre aqui no síte. Valeu mesmo! Bj Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!! Agradeço muito seu comentário. Gostaria de saber como você se saiu em sua prova e se ainda tem alguma dúvida nesta ou outra matéria. Bjs

      Excluir
    2. eu também, mas a minha é claro, em 2015 no mesmo dia que você

      Excluir
    3. Gostei!
      Queria saber se tem gabarito?
      Obg

      Excluir
    4. AJUDA MUITO NOS ESTUDOS!!!
      MAS FALTA AS RESPOSTAS

      Excluir
  3. parabéns o site está dez, procurei em vários outros mas todos possuíam erros grotescos.
    Continue assim
    Caio

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom ! #Amei e ótimo continue assim.#Parabéns
    #beeijos #Obrigada.
    Lais

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog,amanhã tenho um baita de um prova dessa materia e queria muito tirar minhas duvidas, e foi o que eu fiz aqui no site .
    Bjs ,ate a proxima prova

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu blog, me ajudou muito. Bjusss

    ResponderExcluir
  7. Muito bom. Ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu blog,me ajudou a realizar atividades pra minha turma.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Esta de parabéns adorei o material >.<

    ResponderExcluir
  10. o blog é muito bom, mas poderia ter depois as respostas, mesmo assim parabéns!

    ResponderExcluir
  11. MUITO OBRIGADA. AJUDOU PRA MINHA PROVA!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito... Parabéns pelo trabalho! Estou seguindo vc e esperando sua visitinha! Suuuper beijo!!!

    ResponderExcluir
  13. Ótimo, me ajudou bastante...

    ResponderExcluir
  14. Também vou ter prova amanhã e também sou do 7° ano. Este site me ajudou D+!

    ResponderExcluir
  15. gostei muito,parabéns...

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada por disponibilizar as atividades! Está sendo muito válido, pois estou revisando o estudo da morfologia para reaprender e utilizar no dia -a- dia.

    ResponderExcluir
  17. Eu amei pôs foi muito bom para mim

    ResponderExcluir
  18. Sou o Felipe Sadano,e esse programa me ajudou a entender o que é adverbio.Sou do quinto ano.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Alguns alunos pedem as respostas desta postagem. Queridos, uma simples relação de advérbios é suficiente para fazer a correção destes exercícios. Tenho certeza de que vocês têm nos seus livros, talvez no formato de um quadro, essa relação. Vamos deixar a preguiça de lado e fazer sozinhos a correção OK?

    ResponderExcluir
  20. ooie me ajudou muito viu muito obg tenho prova amanha acredit obg bjoos meu nome é guilherme me responde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ GUILHERME! FICO FELIZ EM PODER AJUDAR. VOLTE SEMPRE!!

      Excluir
    2. ola denise aq alem de te portugues tem ciencias e geografia ? e otimo esse blog adorei me ajudou muito a estuda pra prova espero que tire 100 pq esse blog me ajudou de mais obrigada .

      Excluir
    3. Gostei! Me ajudo muito no trabalho de Português

      Excluir
  21. amei esse site me ajudou bastante hoje tenho prova acho com o que estudei aqui consigo tirar boas noas obrigado continui assim........
    liza

    ResponderExcluir
  22. eu adorei , pois tirei 10 em porugues obg muito lindo seu trabalho , me ajudou muito

    ResponderExcluir
  23. Eu estava com muita dificuldade em adverbio,tenho teste amanhã,me ajudou muito,obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Ameiii... poste mais coisas pro sétimo ano!!! E agora é ver como eu vou ir na prova né... Valeu!

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito do site,tirei várias dúvidas.Parabéns

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigada ! Tenho prova no Colégio Militar e estou estudando muito ! Me fez ficar craque nesta matéria apesar de eu não gostar muito há há há há há há ! Muito obrigada novamente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre um prazer ajudar. Espero que realmente esteja estudando bastante, a prova do Colégio Militar realmente não é fácil, mas com disciplina e persistência você pode conseguir tudo na sua vida. BOA SORTE!

      Excluir
  27. Oii. Sou professora de Português e adorei seus exercícios. Inspirei-me neles e criei os meus!! Parabéns pelo trabalho :D

    ResponderExcluir
  28. oi denise eu ainda nao sei se vc ve esse blog mais eu queria te dar um parabens esse blog me ajudou bastante e amnha eu vou ter a ultima prova do ano
    lorenzo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorenzo! Apesar de ultimamente não estar fazendo novas postagens, sempre estou olhando no meu email os comentários para liberá-los, especialmente quando percebo o quanto pude ajudar, como no seu caso. BOAS FÉRIAS ENTÃO!! E VOLTE SEMPRE!

      Excluir
  29. Otimo me ajudou d +pra prova

    ResponderExcluir
  30. Obrigada! Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  31. Ajudou muito,só acho que vc deveria colocar as respostas para conferirmos!!
    Obg!!

    ResponderExcluir
  32. me ajudou mais do que a professora ensinando kkk. valeu cara !!
    ass:matheus

    ResponderExcluir
  33. obrigada me ajudou muito graças a vc tirei 8,8 na prova graças a vc então obrigada!xau
    ass:KAH

    ResponderExcluir
  34. Amei muito bom.Obrigado.

    ResponderExcluir
  35. Ameii, está me ajudando bastante, eu sou do 7° ano e tenho prova amanhã, tenho quase certeza que vou me sair bem. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  36. AMEI TODAS AS DICAS MUITO OBRIGADA .

    ResponderExcluir
  37. Adorei me ajudou muito na prova!!!

    ResponderExcluir
  38. Como assim caixa de pesquisa? Alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
  39. ajudou bastante, melhor site

    ResponderExcluir
  40. Tenho prova amanhã, ajudou bastante, obrigada!

    ResponderExcluir

É sempre bom quando você comenta. Seu comentário ajuda a melhorar o blog e faz eu conhecer sua opinião.