MEDIDAS DE
COMPRIMENTO
O metro é a unidade fundamental das
medidas de comprimento. O seu símbolo e m.
MÚLTIPLOS E
SUBMÚLTIPLOS DO METRO
Para medir grandes distâncias,
utilizando os múltiplos do metro. São eles:
O quilômetro, cujo símbolo é km. 1 km = 1.000 m
O hectômetro, cujo símbolo é hm . 1
hm = 100 m
O decâmetro, cujo símbolo é dam. 1 dam
= 10 m
Dessas unidades, a mais utilizada é
o quilômetro.
Para medir pequenos comprimentos
utilizamos os submúltiplos do metro.
São eles:
O decímetro, cujo símbolo é dm.
O decímetro é a décima
parte do metro. 1 dm = 1/10 m = 0,1 m
O centímetro, cujo símbolo é cm.
O centímetro é a
centésima parte do metro. 1 cm = 1/100 m = 0,01 m
O milímetro, cujo símbolo é mm.
O milímetro é a milésima
parte do metro. 1 mm
= 1/1.000 m = 0,001 m
Dessas unidades, as mais utilizadas
são o centímetro e o milímetro.
Quadro de Unidades
MÚLTIPLOS
|
UNIDADE
FUNDAMENTAL
|
SUBMÚLTIPLOS
|
quilômetro hectômetro decâmetro
|
metro
|
decímetro centímetro milímetro
|
km hm dam
|
m
|
dm cm mm
|
1.000 m
|
1. Responda:
a)
Qual
a unidade fundamental de medida de comprimento? ______________
b)
Qual
é o seu símbolo?________
c) Quais são os múltiplos do metro?__________________________________
d) Qual dos múltiplos do metro é o mais utilizado?_______________________
e) Quais os submúltiplos do metro?______________________________________
f) Quais dos submúltiplos do metro são mais utilizados?_______________
2.
Dê o símbolo
das seguintes unidades de medida:
a)
decâmetro ð ________ d)
decímetro ð
________
b) hectômetro ð ________ e) centímetro ð ________
c)
quilômetro ð ________ f)
milímetro ð
________
3. Complete:
a)
1
km = __________ m d) 1 dm =
__________ m
b)
1
hm = ___________ m e) 1 cm = __________ m
c)
1
dam = __________ m f) 1 mm = __________ m
4. Complete as frases abaixo com quilômetro,
metro centímetro ou milímetro. Utilize a unidade mais adequada.
a)
A
espessura de 6 folhas de papel é de 2 __________
b)
O
comprimento da sala é de 3 __________
c)
A
distância entre duas cidades é de 220 __________
d)
A
altura da minha mesa é de 75 __________
e)
A
largura da piscina é de 10 __________
f)
A
espessura do vidro é de 5 __________
g)
O
comprimento do meu lápis é de 16 __________
5.
Complete com
a unidade mais adequada:
a) 100 m = 1 __________
b) 1.000 m = 1 __________
c) 10 m = 1 __________
d) 1/10 m = 1 __________
e) 1/100 m =1 __________
f) 0,001 m = 1 __________
RESPOSTAS
RESPOSTAS
1.
a) O metro
b) m
c) Decâmetro, hectômetro e quilômetro
d) O quilômetro
e) Decímetro, centímetro e milímetro
f) Centímetro e milímetro
2. Dê o símbolo das seguintes unidades de medida:
a) dam d) dm
b) hm e) cm
c) km f) mm
3. Complete:
a) 1000 m d) 0,1 m
b) 100 m e) 0,01 m
c) 10 m f) 0,001 m
4. Complete as frases abaixo com quilômetro, metro centímetro ou milímetro. Utilize a unidade mais adequada.
a) Milímetros
b) Metros
c) Quilômetros
d) Centímetros
e) Metros
f) Milímetros
g) Centímetros
5. Complete com a unidade mais adequada:
a) hm
b) km
c) dam
d) dm
e) cm
f) mm
LEITURA DAS
MEDIDAS DE COMPRIMENTO
A leitura das medidas de comprimento
pode ser efetuada com o auxílio do quadro de unidades. Por exemplo, para ler a medida
12,45 m ,
podemos:
1º) representar o quadro de
unidades;
2º) colocar o número no quadro de
unidades, localizando o último algarismo da parte inteira sob a respectiva unidade;
3º) ler a parte inteira acompanhada da unidade de medida do seu último algarismo
e a parte decimal acompanhada da
unidade de medida do seu último algarismo.
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
1
|
2,
|
4
|
5
|
(Lemos:
doze metros e quarenta e cinco centímetros)
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
Leitura
|
2
|
2,
|
4
|
vinte
e dois metros e quatro decímetros
|
||||
9,
|
0
|
1
|
5
|
nove
quilômetros e quinze metros
|
|||
8,
|
7
|
oito
centímetros e sete milímetros
|
|||||
1
|
0,
|
1
|
8
|
dez
decímetros e dezoito milímetros
|
1. Represente as medidas e dê a leitura delas, com o auxílio do quadro de unidades.
a) 7,82 m _____________________________________________
_____________________________________________
b) 5,29 km _____________________________________________
_____________________________________________
c) 84,8 m _____________________________________________
_____________________________________________
d) 163, 25 m _____________________________________________
_____________________________________________
e) 2,83 dm _____________________________________________
_____________________________________________
f) 0,46 m _____________________________________________
_____________________________________________
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
2. Escreva por extenso as medidas:
a) 4,62
m _______________________________________________
_______________________________________________
b) 10,5 hm _______________________________________________
_______________________________________________
c) 0,108 dam _______________________________________________
_______________________________________________
3. Dê a representação simplificada das seguintes medidas.
a) quinze
metros e sete centímetros ______________
b) nove
quilômetros e quinze metros ______________
c) dezessete
decímetros ______________
d) oito
decâmetros e vinte e dois centímetros ______________
e) trinta
centímetros e quatro milímetros ______________
f) oitenta
quilômetros ______________
g) quatro
hectômetros e vinte e um centímetros ______________
1.
a) Sete metros e oitenta e dois centímetros
a) Sete metros e oitenta e dois centímetros
b) Cinco quilômetros e vinte e nove decâmetros
c) Oitenta e quatro metros e oito decímetros
d) Cento e sessenta e três metros e vinte e cinco centímetros
e) Dois decímetros e oitenta e três milímetros
f) Quarenta e seis centímetros
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
7,
|
8
|
2
| ||||
5,
|
2
|
9
| ||||
8
|
4,
|
8
| ||||
1
|
6
|
3,
|
2
|
5
| ||
2, |
8
|
3
| ||||
0,
|
4
|
6
|
2. Escreva por extenso as medidas:
a) Quatro metros e sessenta e dois centímetros
b) Dez hectômetros e cinco decâmetros
c) Cento e oito centímetros
3. Dê a representação simplificada das seguintes medidas.
a) 15,07 m
b) 9,015 km
c) 17 cm
d) 8,022 dam
e) 38,4 cm
f) 80 km
g) 4,0021 hm
TRANSFORMAÇÃO DE
UNIDADES
As transformações de unidade de
comprimento baseiam-se no seguinte fato:
Cada unidade de comprimento é 10
vezes maior que a unidade imediatamente inferior.
Podemos
transformar uma unidade maior em uma unidade menor, acrescentando zero(s) ou
deslocando a vírgula para a direita.
Vamos
transformar 6 km em m.
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
6
|
0
|
0
|
0
|
Vamos
transformar 15 m em cm.
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
1
|
5
|
0
|
0
|
Vamos
transformar 5,4 m em cm.
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
5
|
4
|
0
|
Í posição da vírgula antes da
mudança
Vamos
transformar 8,247 km em dam.
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
8
|
2
|
4,
|
7
|
8,247 km = 824,7 dam
Íposição da vírgula antes da
mudança
Vamos
transformar 6,3 cm em mm.
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
6
|
3
|
Íposição da vírgula antes da
mudança
Podemos
transformar uma unidade menor em uma unidade maior, deslocando a vírgula para a
esquerda.
Vamos
transformar 600 cm em m.
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
6,
|
0
|
0
|
Vamos
transformar 15.000 mm em m.
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
1
|
5,
|
0
|
0
|
0
|
Vamos
transformar 630 m em km.
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
0,
|
6
|
3
|
0
|
Vamos
transformar 7,5 cm em m.
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
0,
|
0
|
7
|
5
|
1. Com o
auxílio da tabela, efetue as seguintes transformações:
a) 23 m = __________
cm
b)7,2
m = __________ cm
c) 9,4
km = _________
m
d)45.000
cm = _________ m
e) 765 mm = _________
m
f) 54 m = _________
km
g) 9
mm = _________ m
h) 6,4
cm = _________ m
i) 45
cm = _________ mm
j) 5 km = _________
m
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
2. Vamos transformar em metros:
a) 4km =
__________ m d) 60 km = __________ m
b) 0,7 km = __________ m e) 1,5 km = __________ m
c) 0,35 km = __________ m f) 4,8 km = __________ m
3.
Vamos
transformar em centímetros:
a) 8 m = _________ cm d) 2,3 m = _________ cm
b) 50 m = _________ cm e) 7,18 m = _________ cm
c) 0,7m =
_________ cm f) 0,06 m = _________ cm
4. Faça a transformação em milímetros:
a) 9 m = __________ mm d)
1,3 m =__________ mm
b) 0,8 m = __________ mm e) 15,4 m = __________ mm
c) 0,09 m = __________ mm f)
0,2 m = __________ mm
5. Vamos transformar em metros:
a) 56 cm = __________ m d) 4,8 cm = ___________ m
b) 0,6 cm = __________ m e) 8 cm =
___________ m
c) 940 cm = __________ m f) 40 cm = ___________ m
6. Observe e transforme:
a) 1/2 km = 0,5 km = 500 m
b) 1/4 km = _______ km
= _______ m
c) 1/5 km = _______ km
= _______ m
7. Lucas corre 6,5 km por dia. Quantos
quilômetros ele correrá em 6 dias?
Resposta:____________________________________________
8. Lúcia tem 1,72 m de altura e sua irmã 1,57 m . Quantos centímetros
Lúcia é mais alta que sua irmã?
Resposta:____________________________________________
9. Numa prova
de Fórmula 1 o vencedor deu 61 voltas de 5.040 m . Quantos quilômetros ele percorreu?
Resposta:____________________________________________
Resposta:____________________________________________
10. Beatriz caminhou ¾ km de manhã e 1.600 m à tarde. Quantos
quilômetros ela percorreu ao todo?
Resposta:____________________________________________
11. Numa prova de resistência, Jonas percorreu 67
dam, Ângelo 0,685 km e Ronaldo 645 m . Quem percorreu a maior distância?
Resposta:____________________________________________
12. Um metro de tecido custa R$ 15,00. Quanto custam
6 m desse
mesmo tecido?
Resposta:____________________________________________
13. Numa prova de fórmula Indy, o vendedor deu 80
voltas de 5,05 km .
Quantos metros ele percorreu?
Resposta:____________________________________________
14. Comprei 5 m de um fio elétrico por R$ 9,00. Quanto
pagarei por uma peça de 100 m ?
Resposta:____________________________________________
15. Maurício comprou um monitor com tela de 14” (14 polegadas). Qual é o
valor, aproximado, dessa medida em
centímetros?
Resposta:____________________________________________
MEDIDAS DE MASSA
Muitas
vezes precisamos saber quanto “pesam” as pessoas, os animais ou os objetos.
Para isso utilizamos as unidades de massa.
O
grama é a unidade básica de medida
de massa: Símbolo g.
MÚLTIPLOS E
SUBMÚLTIPLOS DO GRAMA
Quadro de
unidades
MÚLTIPLOS
|
UNIDADE
FUNDAMENTAL
|
SUBMÚLTIPLOS
|
quilograma hectograma decagrama
|
grama
|
decigrama centigrama miligrama
|
kg hg dag
|
g
|
dg cg mg
|
O
quilograma (kg) e o grama (g) são as unidades mais usadas
para medir a massa de um corpo.
Para
medir pequenas massa utilizamos o miligrama
(mg) O miligrama é usado principalmente nas embalagens de produtos químicos e
farmacêuticos.
Pata
medir grandes massas utilizamos a tonelada
(t). Uma tonelada corresponde a 1.000 kg .
1 t = 1.000 kg
1. Responda:
a) O
__________ é a unidade fundamental de medida de massa. Seu símbolo é
_____.
b) Os
múltiplos do grama são o ______________, o ______________ e o
______________.
c) Os
submúltiplos do grama são o ____________, o ____________ e o
____________.
d) Qual
o submúltiplo do grama utilizado na indústria farmacêutica?
_________.
e) Qual
a unidade utilizada para medir grandes massas? _________________.
2. Dê o símbolo das seguintes unidades de massa:
a)quilograma
_____ c)hectograma _____ e)decagrama
_____
b)decigrama
_____ d)centigrama _____ f)miligrama _____
3.
Complete:
a)
1 kg =
_____ g c) 1 g = _____ mg e) 1 dag = _____ g
b) 1 cg = _____ g d)
1 mg = _____ g f) 1 t = _____ kg
4. Complete as frases com mg, g, kg ou t. Use a
unidade de massa mais adequada:
a)
O
peso da criança era 32 _____.
b)
Aquele
navio pesa 97 _____.
c)
O
peso do queijo era de 250 _____.
d)
Cada
comprimido pesa 8 _____.
5. Quantos quilogramas existem em ½ t ?
_______________.
6. Um elefante pesa cerca de 5,2 toneladas.
Represente essa massa em quilogramas.
Resposta: O elefante pesa cerca de
_______________ kg.
7. Um quilograma de ferro para construção custa R$ 15,00. Quanto custarão 3 t
desse ferro?
Resposta:
Três toneladas custarão ____________________.
LEITURA DAS
MEDIDAS DE MASSA
A leitura das
medidas de massa segue o mesmo procedimento que é aplicado às medidas de
comprimento.
Veja:
Vamos ler a medida 6,075 kg .
kg
|
hg
|
dag
|
g
|
dg
|
cg
|
mg
|
6,
|
0
|
7
|
5
|
(Lemos: seis quilogramas e setenta e cinco
gramas)
Vamos ler a medida 0,035 g .
kg
|
hg
|
dag
|
g
|
dg
|
cg
|
mg
|
0,
|
0
|
3
|
5
|
(Lemos: trinta e cinco miligramas)
TRANSFORMAÇÃO DE
UNIDADES
A
transformações são efetuadas de modo idêntico ao das transformações das medidas
de comprimento.
Não
esqueça:
CADA UNIDADE DE MASSA É 10 VEZES MAIOR
QUE A UNIDADE IMEDIATAMENTE INFERIOR.
Exemplos:
Vamos transformar 7,5 kg
em g.
kg
|
hg
|
dag
|
g
|
dg
|
cg
|
mg
|
7
|
5
|
0
|
0
|
Íposição da
vírgula antes da mudança
Vamos transformar 17 mg em g.
kg
|
hg
|
dag
|
g
|
dg
|
cg
|
mg
|
0,
|
0
|
1
|
7
|
17 mg = 0,017 g
1. Escreva
por extenso as seguintes medidas:
a) 8,5 kg ____________________________________________________
b) 15,5 g ____________________________________________________
c) 0,36
g ____________________________________________________
d) 590 mg ____________________________________________________
e) 1,17
kg ____________________________________________________
2. Dê a representação simplificada das medidas:
a) cinco gramas
e sete miligramas ____________
b) nove
decagramas e oito gramas ____________
c) quinze
decigramas e quatro miligramas ____________
d) quarenta
quilogramas e vinte gramas ____________
3. Efetue
as transformações:
a) 5 kg =_____ kg
b) 85 g =_____ kg
c) 7,4 kg =_____ g
d) 0,8 kg =_____ g
e) 56,4 g =_____ mg
f) 0,018 g =_____
mg
4. Continue:
a)18g =_____ kg
b)500g =_____
kg
c)6 t =_____
kg
d)1,6 t =_____
kg
e)950 mg =_____
g
f)400kg =_____ t
5. Quantos
gramas equivalem a 3/5 kg?
Resposta: 3/5 kg equivalem a
_______________gramas.
6. Na pesagem de algodão utiliza-se uma
medida chamada arroba, que equivale a 15 kg . Abel comprou 60 arrobas de algodão.
Quantos quilogramas ele comprou?
Resposta: Abel comprou _____________
quilogramas de algodão.
7. Paulo transportou 60 latas de 2,35 kg . Qual o peso total
transportado em gramas?
Resposta: O peso total transportado
é de ______________ gramas.
8. Um vaso cheio de água pesa 950g. Vazio
ele pesa 0,35 kg .
Qual a massa de água contida nesse vaso em gramas?
Resposta: A massa de água desse vaso
é de ___________ gramas.
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirMuito bom seu blog e ótimo seu método de ensinar.
Gostaria de saber como escrever por extenso uma medida de área com mais de dois al garismos após a vírgula, por exemplo 92,875 m2 e 95,5575 m2.
Agradeço desde já.
Abraço!
Olá José Antonio!
ExcluirComo sua resposta ficaria um pouco extensa aqui nos comentários decidi fazer uma postagem, veja no dia 13/12/12.
Muito obrigado e volte sempre.
Muito bom seu blog, Parabéns !!! Ajudou muito nos estudos do meu filho!
ResponderExcluirMuito bom seu blog ,ajudou muito meu filho nos estudos
ResponderExcluirqual a unidade fundamental de capacidade
ResponderExcluirMinha filha, 9 anos, está na terceira série (4º ano fundamental) e a professora dela fez uma questão de teste onde pedia que os alunos escrevessem por extenso a seguinte medida de massa 0,36 g. Ela respondeu "trinta e seis gramas" e ela deu como incorreta. Entendi nada!!! A idiota em medidas sou eu porque achei que ela tivesse respondido certo. Confirme se isso é fato ou não. Meu e-mail é rosegreggory@uol.com.br. Abs e prossiga.
ResponderExcluirRose
Olá mamãe Rose! Esta matéria é um pouquinho complicada mesmo. Se você ler o post acima com atenção vai entender, mas vou tentar explicar novamente. Primeiro tem que fazer a tabela de unidade de medidas de massa (veja no post acima), coloque agora o algarismo que acompanha a vírgula na casa da unidade pedida (neste caso o zero na casa do grama), os outros algarismos são colocados um a um nas casas seguintes da tabela (o 3 no decigrama e o 6 no centigrama). Pronto! Como o último algarismo ficou na casa do centigrama a leitura será: Trinta e seis CENTIGRAMAS.
ExcluirOBS: Como o grama é a unidade fundamental da medida de massa, para escrever 36 gramas seria, 36g. Não sei se a professora da sua filha ensinou assim, com essa tabela, mas é a maneira que meus filhos aprenderam e é um método muito bom, porque também pode ser usado em medidas de comprimento (metros) e em medidas de capacidade (litros). Parabéns pelo envolvimento com o ensino de sua filha, volte sempre e um FELIZ 2016.
Complementando: Essa tabela também vai ser usada na conversão de medidas (se sua filha não aprendeu esse ano vai ser no próximo) .Abçs
Excluir