MEDIDAS DE
COMPRIMENTO
O metro é a unidade fundamental das
medidas de comprimento. O seu símbolo e m.
MÚLTIPLOS E
SUBMÚLTIPLOS DO METRO
            Para medir grandes distâncias,
utilizando os múltiplos do metro. São eles:
                        O quilômetro, cujo símbolo é km.                                         1 km  = 1.000 m 
                        O hectômetro, cujo símbolo é hm         .                                   1
hm = 100 m 
                        O decâmetro, cujo símbolo é dam.                                           1 dam
= 10 m 
            Dessas unidades, a mais utilizada é
o quilômetro.
            Para medir pequenos comprimentos
utilizamos os submúltiplos do metro.
São eles:
                        O decímetro, cujo símbolo é dm.
                        O decímetro é a décima
parte do metro.                       1 dm = 1/10 m = 0,1 m 
                        O centímetro, cujo símbolo é cm.
                        O centímetro é a
centésima parte do metro.                 1 cm  = 1/100 m = 0,01 m 
                        O milímetro, cujo símbolo é mm.
                        O milímetro é a milésima
parte do metro.             1 mm 
= 1/1.000 m = 0,001 m 
            Dessas unidades, as mais utilizadas
são o centímetro e o milímetro.
Quadro de Unidades
| 
MÚLTIPLOS | 
UNIDADE 
FUNDAMENTAL | 
SUBMÚLTIPLOS | 
| 
quilômetro   hectômetro   decâmetro | 
metro | 
decímetro   centímetro   milímetro | 
| 
km                 hm                 dam | 
m | 
dm                 cm                 mm | 
| 
1.000 m            | 
1.  Responda: 
a)  
Qual
a unidade fundamental de medida de comprimento? ______________
b)  
Qual
é o seu símbolo?________
c)   Quais são os múltiplos do metro?__________________________________
d)   Qual dos múltiplos do metro é o mais utilizado?_______________________
e)   Quais os submúltiplos do metro?______________________________________
f)   Quais dos submúltiplos do metro são mais utilizados?_______________
2.       
Dê o símbolo
das seguintes unidades de medida: 
a)       
decâmetro   ð ________            d)
decímetro    ð
________
b)   hectômetro  ð ________            e) centímetro    ð ________
c)       
quilômetro  ð ________            f)
milímetro    ð
________
3.    Complete: 
a)       
1
km  = __________ m      d)  1 dm   =
__________ m
b)       
1
hm  = ___________ m     e)  1 cm    = __________ m
c)       
1
dam = __________ m      f)  1 mm    = __________ m
4.    Complete as frases abaixo com quilômetro,
metro centímetro ou milímetro. Utilize a unidade mais adequada. 
a)       
A
espessura de 6 folhas de papel é de 2 __________
b)       
O
comprimento da sala é de 3 __________
c)       
A
distância entre duas cidades é de 220 __________ 
d)       
A
altura da minha mesa é de 75 __________
e)        
A
largura da piscina é de 10 __________
f)        
A
espessura do vidro é de 5 __________
g)       
O
comprimento do meu lápis é de 16      __________
5.            
Complete com
a unidade mais adequada: 
a) 100 m       = 1 __________ 
b) 1.000 m     = 1 __________ 
c) 10 m         = 1 __________ 
d) 1/10 m      = 1 __________
e) 1/100 m      =1 __________
f) 0,001 m      = 1 __________
RESPOSTAS
RESPOSTAS
1.  
a)  O metro
b)  m
c)  Decâmetro, hectômetro e quilômetro
d)  O quilômetro
e)   Decímetro, centímetro e milímetro
f)   Centímetro e milímetro
2.        Dê o símbolo das seguintes unidades de medida: 
a)  dam          d) dm
b)   hm            e) cm
c)   km            f) mm
3.    Complete: 
a) 1000 m         d) 0,1 m
b) 100 m           e) 0,01 m 
c) 10 m              f) 0,001 m 
4.    Complete as frases abaixo com quilômetro, metro centímetro ou milímetro. Utilize a unidade mais adequada. 
a) Milímetros
b) Metros
c) Quilômetros
d) Centímetros
e)  Metros
f)   Milímetros
g)  Centímetros
5.      Complete com a unidade mais adequada: 
a) hm
b) km
c) dam
d) dm
e) cm
f) mm
LEITURA DAS
MEDIDAS DE COMPRIMENTO
            A leitura das medidas de comprimento
pode ser efetuada com o auxílio do quadro de unidades. Por exemplo, para ler a medida
12,45 m ,
podemos:
            1º) representar o quadro de
unidades;
            2º) colocar o número no quadro de
unidades, localizando o último algarismo da parte inteira sob a respectiva unidade;
            3º) ler a parte inteira acompanhada da unidade de medida do seu último algarismo
e a parte decimal acompanhada da
unidade de medida do seu último algarismo.
| 
km | 
hm | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
| 
1 | 
2, | 
4 | 
5 | 
(Lemos:
doze metros e quarenta e cinco centímetros)
| 
km | 
hm | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
Leitura | 
| 
2 | 
2, | 
4 | 
vinte
  e dois metros e quatro decímetros | ||||
| 
9, | 
0 | 
1 | 
5 | 
nove
  quilômetros e quinze metros | |||
| 
8, | 
7 | 
oito
  centímetros e sete milímetros | |||||
| 
1 | 
0, | 
1 | 
8 | 
dez
  decímetros e dezoito milímetros | 
1. Represente as medidas e dê a leitura delas, com o auxílio do quadro de unidades.
a) 7,82 m             _____________________________________________
                        _____________________________________________
b) 5,29 km           _____________________________________________
                                _____________________________________________
c) 84,8 m              _____________________________________________
                        _____________________________________________
d) 163, 25 m          _____________________________________________
                        _____________________________________________
e) 2,83 dm            _____________________________________________
                                _____________________________________________
f) 0,46 m              _____________________________________________
                        _____________________________________________
| 
km | 
hm | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
2. Escreva por extenso as medidas:
a) 4,62
 m         _______________________________________________
                _______________________________________________
b) 10,5 hm    _______________________________________________
                 _______________________________________________
c) 0,108 dam  _______________________________________________
                 _______________________________________________
3. Dê a representação simplificada das seguintes medidas.
a) quinze
metros e sete centímetros  ______________
b)  nove
quilômetros e quinze metros     ______________
c)  dezessete
decímetros ______________
d) oito
decâmetros e vinte e dois centímetros ______________
e) trinta
centímetros e quatro milímetros ______________
f) oitenta
quilômetros ______________
g) quatro
hectômetros e vinte e um centímetros ______________
1. 
a) Sete metros e oitenta e dois centímetros
a) Sete metros e oitenta e dois centímetros
b) Cinco quilômetros e vinte e nove decâmetros
c) Oitenta e quatro metros e oito decímetros
d) Cento e sessenta e três metros e vinte e cinco centímetros
e) Dois decímetros e oitenta e três milímetros
f) Quarenta e seis centímetros
| 
km | 
hm | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
| 
7, | 
8 | 
2 | ||||
| 
5, | 
2 | 
9 | ||||
| 
8 | 
4, | 
8 | ||||
| 
1 | 
6 | 
3, | 
2 | 
5 | ||
| 2, | 
8 | 
3 | ||||
| 
0, | 
4 | 
6 | 
2. Escreva por extenso as medidas:
a) Quatro metros e sessenta e dois centímetros
b) Dez hectômetros e cinco decâmetros
c) Cento e oito centímetros
3. Dê a representação simplificada das seguintes medidas.
a) 15,07 m 
b)  9,015 km     
c)  17 cm
d) 8,022 dam 
e) 38,4 cm
f) 80 km
g) 4,0021 hm 
TRANSFORMAÇÃO DE
UNIDADES
            As transformações de unidade de
comprimento baseiam-se no seguinte fato:
Cada unidade de comprimento é 10
vezes maior que a unidade imediatamente inferior.
Podemos
transformar uma unidade maior em uma unidade menor, acrescentando zero(s) ou
deslocando a vírgula para a direita.
                           Vamos
transformar 6 km  em m.
| 
km | 
hm | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
| 
6 | 
0 | 
0 | 
0 | 
                           Vamos
transformar 15 m  em cm.
| 
km | 
hm | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
| 
1 | 
5 | 
0 | 
0 | 
                           Vamos
transformar 5,4 m  em cm.
| 
km | 
hm | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
| 
5 | 
4 | 
0 | 
                                    Í posição da vírgula antes da
mudança
                           Vamos
transformar 8,247 km  em dam.
| 
km | 
hm | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
| 
8 | 
2 | 
4, | 
7 | 
                                                               8,247 km = 824,7 dam
        Íposição da vírgula antes da
mudança
                           Vamos
transformar 6,3 cm  em mm.
| 
km | 
hm | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
| 
6 | 
3 | 
                                                      Íposição da vírgula antes da
mudança
Podemos
transformar uma unidade menor em uma unidade maior, deslocando a vírgula para a
esquerda.
                           Vamos
transformar 600 cm  em m.
| 
km  | 
hm  | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
| 
6, | 
0 | 
0 | 
                           Vamos
transformar 15.000 mm  em m.
| 
km | 
hm | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
| 
1 | 
5, | 
0 | 
0 | 
0 | 
                           Vamos
transformar 630 m  em km.
| 
km | 
hm | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
| 
0, | 
6 | 
3 | 
0 | 
                           Vamos
transformar 7,5 cm  em m.
| 
km | 
hm | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
| 
0, | 
0 | 
7 | 
5 | 
1.     Com o
auxílio da tabela, efetue as seguintes transformações:
a) 23 m    =  __________
cm
b)7,2
 m           =  __________ cm
c) 9,4
 km          =  _________
 m
d)45.000
 cm   =  _________  m
e) 765 mm    =  _________
 m
  f)      54 m      =  _________
km
  g)     9
 mm           =  _________ m
  h)     6,4
 cm         =  _________ m
  i)      45
 cm          =  _________ mm 
  j)      5 km       =  _________
m
| 
km | 
hm | 
dam | 
m | 
dm | 
cm | 
mm | 
2.  Vamos transformar em metros:
a) 4km      =
__________ m     d) 60 km     = __________ m
b) 0,7 km    = __________ m     e) 1,5 km    = __________ m
c) 0,35 km   = __________ m     f) 4,8 km    = __________ m
3.       
Vamos
transformar em centímetros:
a) 8 m     = _________ cm     d) 2,3 m    = _________ cm
b) 50 m    = _________ cm     e) 7,18 m   = _________ cm
c) 0,7m   =
_________ cm     f) 0,06 m   = _________ cm
4.  Faça a transformação em milímetros:
a) 9 m     = __________ mm     d)
1,3 m   =__________ mm
b) 0,8 m    = __________ mm     e) 15,4 m = __________ mm
c) 0,09 m   = __________ mm     f)
0,2 m   = __________ mm
5.  Vamos transformar em metros:
a) 56 cm   = __________ m     d) 4,8 cm    = ___________ m
b) 0,6 cm  = __________ m     e) 8 cm      =
___________ m
c) 940 cm  = __________ m     f) 40 cm     = ___________ m
6.  Observe e transforme:
a) 1/2 km  =   0,5  km =   500  m     
b) 1/4 km  = _______ km
= _______ m 
c) 1/5 km  = _______ km
= _______ m
7. Lucas corre 6,5 km  por dia. Quantos
quilômetros ele   correrá em       6 dias?
      Resposta:____________________________________________
8. Lúcia tem 1,72 m  de altura e sua irmã 1,57 m .   Quantos   centímetros
Lúcia é mais alta que sua irmã?
      Resposta:____________________________________________
9.   Numa prova
de Fórmula 1 o vencedor deu 61 voltas de 5.040 m . Quantos quilômetros ele percorreu?
Resposta:____________________________________________
Resposta:____________________________________________
10. Beatriz caminhou ¾ km de manhã e 1.600 m  à tarde. Quantos
quilômetros ela percorreu ao todo?
       Resposta:____________________________________________
11.    Numa prova de resistência, Jonas percorreu 67
dam,   Ângelo 0,685 km  e Ronaldo 645 m . Quem percorreu a   maior distância?
       Resposta:____________________________________________
12.  Um metro de tecido custa R$ 15,00. Quanto custam
6 m  desse
mesmo tecido?
     Resposta:____________________________________________
13.  Numa prova de fórmula Indy, o vendedor deu 80
voltas de 5,05 km .
Quantos metros ele percorreu?
     Resposta:____________________________________________
14.   Comprei 5 m  de um fio elétrico por R$ 9,00. Quanto
pagarei por uma peça de 100 m ?
     Resposta:____________________________________________
15. Maurício comprou um monitor com tela de 14”  (14     polegadas).      Qual é o
valor, aproximado, dessa   medida em
centímetros?
      Resposta:____________________________________________  
MEDIDAS DE MASSA
         Muitas
vezes precisamos saber quanto “pesam” as pessoas, os animais ou os objetos.
Para isso utilizamos as unidades de massa.
         O
grama é a unidade básica de medida
de massa: Símbolo g.
MÚLTIPLOS E
SUBMÚLTIPLOS DO GRAMA
Quadro de
unidades
| 
MÚLTIPLOS | 
UNIDADE 
FUNDAMENTAL | 
SUBMÚLTIPLOS | 
| 
quilograma   hectograma   decagrama | 
grama | 
decigrama centigrama miligrama | 
| 
kg                 hg                 dag | 
g | 
dg                 cg                 mg | 
         O
quilograma (kg) e o grama (g) são as unidades mais usadas
para medir a massa de um corpo.
         Para
medir pequenas massa utilizamos o miligrama
(mg) O miligrama é usado principalmente nas embalagens de produtos químicos e
farmacêuticos.
         Pata
medir grandes massas utilizamos a tonelada
(t). Uma tonelada corresponde a 1.000 kg .
1 t = 1.000 kg
1.    Responda:
a)  O
__________ é a unidade fundamental de medida de massa. Seu símbolo é
_____.
b)  Os
múltiplos do grama são o ______________, o ______________ e o
______________.
c)  Os
submúltiplos do grama são o ____________, o ____________ e o
____________.
d) Qual
o submúltiplo do grama utilizado na indústria farmacêutica?
_________.
e)  Qual
a unidade utilizada para medir grandes massas? _________________.
2.   Dê o símbolo das seguintes unidades de massa:
a)quilograma
_____  c)hectograma _____   e)decagrama
_____
b)decigrama
_____   d)centigrama _____   f)miligrama _____
3.  
Complete:
a)
1 kg  =
_____ g       c) 1 g  = _____ mg      e) 1 dag = _____ g
b) 1 cg = _____ g       d)
1 mg = _____ g      f) 1 t = _____ kg
4. Complete as frases com mg, g, kg ou t. Use a
unidade de massa mais adequada:
a)         
O
peso da criança era 32 _____.
b)          
Aquele
navio pesa 97 _____.
c)          
O
peso do queijo era de 250 _____.
d)          
Cada
comprimido pesa 8 _____.
5. Quantos quilogramas existem em ½ t ?
_______________.
6. Um elefante pesa cerca de 5,2 toneladas.
Represente essa massa em quilogramas.
       Resposta: O elefante pesa cerca de
_______________ kg.
7. Um quilograma de ferro para construção custa R$ 15,00. Quanto custarão 3 t
desse ferro?
       Resposta:
Três toneladas custarão ____________________. 
LEITURA DAS
MEDIDAS DE MASSA
        A leitura das
medidas de massa segue o mesmo procedimento que é aplicado às medidas de
comprimento.
         Veja:
               Vamos ler a medida 6,075 kg .
| 
kg | 
hg | 
dag | 
g | 
dg | 
cg | 
mg | 
| 
6, | 
0 | 
7 | 
5 | 
 (Lemos: seis quilogramas e setenta e cinco
gramas)
               Vamos ler a medida 0,035 g .
| 
kg | 
hg | 
dag | 
g | 
dg | 
cg | 
mg | 
| 
0, | 
0 | 
3 | 
5 | 
 (Lemos: trinta e cinco miligramas)
TRANSFORMAÇÃO DE
UNIDADES
         A
transformações são efetuadas de modo idêntico ao das transformações das medidas
de comprimento.
         Não
esqueça:
CADA UNIDADE DE MASSA É 10 VEZES MAIOR 
QUE A UNIDADE IMEDIATAMENTE INFERIOR.
         Exemplos:
                    Vamos transformar 7,5 kg 
em g.
| 
kg | 
hg | 
dag | 
g | 
dg | 
cg | 
mg | 
| 
7 | 
5 | 
0 | 
0 | 
 Íposição da
vírgula antes da mudança
                    Vamos transformar 17 mg em g.           
| 
kg | 
hg | 
dag | 
g | 
dg | 
cg | 
mg | 
| 
0, | 
0 | 
1 | 
7 | 
                                                 17 mg = 0,017 g
1. Escreva
por extenso as seguintes medidas:
a) 8,5 kg  ____________________________________________________
b) 15,5 g  ____________________________________________________
c) 0,36
 g     ____________________________________________________
d) 590 mg ____________________________________________________
e)  1,17
 kg    ____________________________________________________
2. Dê a representação simplificada das medidas:
a)      cinco gramas
e sete miligramas            ____________
b)       nove
decagramas e oito gramas            ____________
c)       quinze
decigramas e quatro miligramas   ____________
d)   quarenta
quilogramas e vinte gramas      ____________
3. Efetue
as transformações:
a) 5 kg       =_____ kg        
b) 85 g       =_____ kg        
c) 7,4 kg     =_____ g
d) 0,8 kg    =_____ g 
e) 56,4 g     =_____ mg 
f) 0,018 g    =_____
mg
4. Continue:
a)18g       =_____ kg 
b)500g      =_____
kg
c)6 t        =_____
kg 
d)1,6 t      =_____
kg 
e)950 mg   =_____
g 
f)400kg      =_____ t
 5. Quantos
gramas equivalem a 3/5 kg?
       Resposta: 3/5 kg equivalem a
_______________gramas.    
6. Na pesagem de algodão utiliza-se uma
medida chamada arroba, que equivale a 15 kg . Abel comprou 60 arrobas de algodão.
Quantos quilogramas ele comprou?
Resposta: Abel comprou _____________
quilogramas de algodão.
7. Paulo transportou 60 latas de 2,35 kg . Qual o peso total
transportado em gramas?
Resposta: O peso total transportado
é de ______________ gramas.
8. Um vaso cheio de água pesa 950g. Vazio
ele pesa 0,35 kg .
Qual a massa de água contida nesse vaso em gramas?
Resposta: A massa de água desse vaso
é de ___________ gramas.
 


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Olá, tudo bem?
ResponderExcluirMuito bom seu blog e ótimo seu método de ensinar.
Gostaria de saber como escrever por extenso uma medida de área com mais de dois al garismos após a vírgula, por exemplo 92,875 m2 e 95,5575 m2.
Agradeço desde já.
Abraço!
Olá José Antonio!
ExcluirComo sua resposta ficaria um pouco extensa aqui nos comentários decidi fazer uma postagem, veja no dia 13/12/12.
Muito obrigado e volte sempre.
Muito bom seu blog, Parabéns !!! Ajudou muito nos estudos do meu filho!
ResponderExcluirMuito bom seu blog ,ajudou muito meu filho nos estudos
ResponderExcluirqual a unidade fundamental de capacidade
ResponderExcluirMinha filha, 9 anos, está na terceira série (4º ano fundamental) e a professora dela fez uma questão de teste onde pedia que os alunos escrevessem por extenso a seguinte medida de massa 0,36 g. Ela respondeu "trinta e seis gramas" e ela deu como incorreta. Entendi nada!!! A idiota em medidas sou eu porque achei que ela tivesse respondido certo. Confirme se isso é fato ou não. Meu e-mail é rosegreggory@uol.com.br. Abs e prossiga.
ResponderExcluirRose
Olá mamãe Rose! Esta matéria é um pouquinho complicada mesmo. Se você ler o post acima com atenção vai entender, mas vou tentar explicar novamente. Primeiro tem que fazer a tabela de unidade de medidas de massa (veja no post acima), coloque agora o algarismo que acompanha a vírgula na casa da unidade pedida (neste caso o zero na casa do grama), os outros algarismos são colocados um a um nas casas seguintes da tabela (o 3 no decigrama e o 6 no centigrama). Pronto! Como o último algarismo ficou na casa do centigrama a leitura será: Trinta e seis CENTIGRAMAS.
ExcluirOBS: Como o grama é a unidade fundamental da medida de massa, para escrever 36 gramas seria, 36g. Não sei se a professora da sua filha ensinou assim, com essa tabela, mas é a maneira que meus filhos aprenderam e é um método muito bom, porque também pode ser usado em medidas de comprimento (metros) e em medidas de capacidade (litros). Parabéns pelo envolvimento com o ensino de sua filha, volte sempre e um FELIZ 2016.
Complementando: Essa tabela também vai ser usada na conversão de medidas (se sua filha não aprendeu esse ano vai ser no próximo) .Abçs
Excluir