Conteúdo extraído do blog Ensino de Matemática do professor Antonio Carneiro veja mais em
http://ensinodematemtica.blogspot.com.br/2011/11/expressoes-numericas-com-as-quatro.html
Nas expressões numéricas, as operações se realizam obedecendo à seguinte ordem:
1º) multiplicações e divisões
2º) adições e subtrações
Se houver sinais de associação (parênteses, colchetes e chaves) devemos proceder da seguinte maneira:
1º) As contas dentro dos parênteses seguindo a ordem acima colocada
2º) As contas dentro dos colchetes seguindo a ordem acima colocada
3º) As contas dentro das chaves seguindo a ordem acima colocada
EXEMPLOS
1º) 15+[(3x6-2)-(10-6:2)+1]=
= 15+[(18-2)-(10-3)+1]=
=15+[16-7+1]=
=15+[9+1]=
=15+10=
=25
2º) 50-{40-3x[5-(10-7)]}=
= 50-{40-3x[5-3]}=
= 50-{40-3x2}=
= 50-{40-6}=
= 50-34=
=16
EXERCÍCIOS
1) Calcule as expressões
a) 3x75+3x25 = (R:300)
d) 20x47+80x47 = (R:4700)
e) 12+16:8x3-5 =(R:13)
f) 100-6x7+8:2 =)(R:62)
g) 64:8+5x5-3 = (R: 30)
h) 1+3+5x7-9:3 = (R:36)
2) Calcule o valor das expressões:
a) 7+15:3 = (R:12)
d) 32+12:2 = (R:38)
e) 20:10+10 = (R:12)
f)7x3-2x5 = (R:11)
g)40-2x4+5 = (R:37)
h)4x3+10:2 =(R:17)
i)50-16:8+7 =(R:55)
j)32:4:2:2 = (R:2)
3) Calcule o valor das expressões
a) (13+2)x3+5 = (R:50)
d) 20-(15+6:3) = (R:3)
e)15+[6+(8-4:2)] = (R:27)
f)40-[3+(10-2):2] = (R:33)
g)[30+2x(5-3)]x2-10 = (R:58)
h) 10+[4+(7x3+1)]-3 = (R:33)
4) Calcule o valor das expressões
a) (3+2)x(5-1)+4 = (R:24)
d) 70-[12+(5x2-1)+6] = (R:43)
e)8:2+[15-(4x2+1)] = (R:10)
f)9+[4+2x(6-4)+(2+5)]-8 = (R:16)
g) 50+{10-2x[(6+4:2)-(10-3)]} =(R:58)
h)180:{10+2x[20-45:(13-2x5)]} = (R:9)
5) Calcule o valor das expressões:
a) 70:7-1= (R:9)
d) 150-7x12= (R:66)
e) 48:16+20:4 =(R:8)
f) 10-8:2+3 = (R:9)
g) 30:5-1+2x3 =(R:11)
6) Calcule as expressões:
a)(3+4)x(9-8) =
b)(20+8):(3+4) =
c)15+8x(2+3) =
d)(5+3x2)-1=
e)25+(8:2+1)-1=
f) 15+[5x(8-6:2)] =
g)50-[13-(10-2):2] =
h)[40+2x(7-5)]x2-20 =
7) Calcule o valor das expressões:
a)16+[10-(18:3+2)+5] =
b)25-[12-(3x2+1)] =
c)90-[25+(5x2-1)+3] =
d)45+[(8x5-10:2)+(18:6-2)] =
e) 50-2x{7+8:2-[9-3x(5-4)]} =
f)100-3x{5+8:2-[3x(7-6)]} =
8) Determine o valor de cada expressão
a) 1000 - [(2 . 4 - 6) + ( 2 + 6 . 4)] =
b) 60 + 2 . {[ 4 . ( 6 + 2 ) - 10 ] + 12} =
c) [( 4 + 16 . 2) . 5 - 10] . 100 =
d) { 10 + [ 5 . ( 4 + 2 . 5) - 8] . 2 } - 100 =
e) 80 - 5 . ( 28 - 6 . 4 ) + 6 - 3 . 4 =
9) Calcule
a) 4 . ( 10 + 20 + 15 + 30) =
b) (10 . 6 + 12 . 4 + 5 . 8 ) - 40 =
c) [ 6 . ( 3 . 4 - 2 . 5) - 4 ] + 3 . ( 4 - 2) - ( 10 : 2 ) =
d) 67 + { 50 . [ 70 : ( 27 + 8 ) + 18 : 2 ] + 21 } =
e) [ 30 . ( 9 - 6)] + { 30 : ( 9 + 6 ) ] =
f) 58 - [ 20 - ( 3 . 4 - 2) : 5 ] =
g) 40 + 2 . [ 20 - ( 6 + 4 . 7 ) : 2 ] =
10) Calcule o valor das expressões
a) (12 + 2 . 5) - 8 =
b) 25 - ( 15 + 6 : 3) =
c) 25 +[7 + ( 8 - 4 :2)] =
d) 60 - [8 + ( 10 - 2 ) : 2] =
e) 80 - [ 22 + ( 5 . 2 - 1 ) + 6] =
f) 14 : 2 + [ 13 - ( 4 . 2 + 1 ) ] =
g) [ 30 + 2 x ( 5 – 3 ) ] x 2 – 10 =
h) 20 : 10 + 10 =
i) 10 + [ 4 + ( 7 x 3 + 1 ) ] – 3 =
11) Resolva as expressões numéricas:
a) 8 – ( 1 + 3) =
b) 7x 3 – 2 x 5 =
c) ( 13 – 7 ) + 8 – 1 =
d)4 x 3 + 10 : 2 =
e) 15 – ( 3 + 2 ) – 6 =
f) 40 – 2 x 4 + 5 =
g) ( 10 – 4 ) – ( 9 – 8 ) + 3 =
h) 50 – 16 : 8 + 7 =
i) 50 – [37 – ( 15 – 8 ) ] =
j) 32 : 4 : 2 : 2 =
l) 28 + [ 50 – ( 24 – 2 ) – 10 ] =
m) ( 13 + 2) x 3 + 5 =
n) 20 + [ 13 + ( 10 – 6 ) + 4 ] =
o) ( 7 + 2 ) x ( 3 – 1 ) =
p) 52 – { 12 + [ 15 – ( 8 – 4 )]} =
q) ( 4 + 2 x 5 ) – 3 =
r) 7 + 15 : 3 =
s) 20 – ( 15 + 6 : 3) =
t) 4 x 5 + 1 =
u) 15 + [ 6 + ( 8 – 4 : 2 )] =
v) 10 : 2 + 8 =
x) 40 – [ 3 – (10 – 2 ) : 2 ] =
z) 32 + 12 : 2 =
EXPRESSÕES COM POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO
Para resolver uma expressão numérica com potenciação e radiciação, efetuamos primeiramente as operações que se encontram dentro dos sinais de associação na mesma ordem das expressões anteriores, ou seja:
1°) parênteses ( ) - 2°) colchetes [ ] - 3°) chaves { }, obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação e radiciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
EXERCÍCIOS
Calcule as expressões:
a) 2 .[10-(3²- 4 . 5) - √9] : 18
b) [(13 – 3 .4)³ - ( 18 – 4 . 5)³] : 3
c)100 – {[50 – ( 5 + 1)²] : 6 + √81 } : 8
d) 72. [ 4³ - ( √121 + 2 .26)]
e) 42 . [ 4. ( 32 – 4 . √49 ) -1 ] : 63
f) 10 + 2 . 2² - 5 . √49
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Nas expressões numéricas, as operações se realizam obedecendo à seguinte ordem:
1º) multiplicações e divisões
2º) adições e subtrações
Se houver sinais de associação (parênteses, colchetes e chaves) devemos proceder da seguinte maneira:
1º) As contas dentro dos parênteses seguindo a ordem acima colocada
2º) As contas dentro dos colchetes seguindo a ordem acima colocada
3º) As contas dentro das chaves seguindo a ordem acima colocada
EXEMPLOS
1º) 15+[(3x6-2)-(10-6:2)+1]=
= 15+[(18-2)-(10-3)+1]=
=15+[16-7+1]=
=15+[9+1]=
=15+10=
=25
2º) 50-{40-3x[5-(10-7)]}=
= 50-{40-3x[5-3]}=
= 50-{40-3x2}=
= 50-{40-6}=
= 50-34=
=16
EXERCÍCIOS
1) Calcule as expressões
a) 3x75+3x25 = (R:300)
b) 5x97+5x3 = (R:500 )
c) 4x101+4x99 = (R:800)d) 20x47+80x47 = (R:4700)
e) 12+16:8x3-5 =(R:13)
f) 100-6x7+8:2 =)(R:62)
g) 64:8+5x5-3 = (R: 30)
h) 1+3+5x7-9:3 = (R:36)
2) Calcule o valor das expressões:
a) 7+15:3 = (R:12)
b) 4x5+1 = (R:21)
c) 10:2+8 = (R:13) d) 32+12:2 = (R:38)
e) 20:10+10 = (R:12)
f)7x3-2x5 = (R:11)
g)40-2x4+5 = (R:37)
h)4x3+10:2 =(R:17)
i)50-16:8+7 =(R:55)
j)32:4:2:2 = (R:2)
3) Calcule o valor das expressões
a) (13+2)x3+5 = (R:50)
b)(7+2)x(3-1) = (R:18)
c)(4+2x5)-3 = (R:11)d) 20-(15+6:3) = (R:3)
e)15+[6+(8-4:2)] = (R:27)
f)40-[3+(10-2):2] = (R:33)
g)[30+2x(5-3)]x2-10 = (R:58)
h) 10+[4+(7x3+1)]-3 = (R:33)
4) Calcule o valor das expressões
a) (3+2)x(5-1)+4 = (R:24)
b) 82-8x7:(4-1x3) = (R:26)
c) 25-[10-(2x3+1)] = (R:22)d) 70-[12+(5x2-1)+6] = (R:43)
e)8:2+[15-(4x2+1)] = (R:10)
f)9+[4+2x(6-4)+(2+5)]-8 = (R:16)
g) 50+{10-2x[(6+4:2)-(10-3)]} =(R:58)
h)180:{10+2x[20-45:(13-2x5)]} = (R:9)
5) Calcule o valor das expressões:
a) 70:7-1= (R:9)
b) 20+3x2= (R:26)
c) 30+10:10 = (R:31)d) 150-7x12= (R:66)
e) 48:16+20:4 =(R:8)
f) 10-8:2+3 = (R:9)
g) 30:5-1+2x3 =(R:11)
6) Calcule as expressões:
a)(3+4)x(9-8) =
b)(20+8):(3+4) =
c)15+8x(2+3) =
d)(5+3x2)-1=
e)25+(8:2+1)-1=
f) 15+[5x(8-6:2)] =
g)50-[13-(10-2):2] =
h)[40+2x(7-5)]x2-20 =
7) Calcule o valor das expressões:
a)16+[10-(18:3+2)+5] =
b)25-[12-(3x2+1)] =
c)90-[25+(5x2-1)+3] =
d)45+[(8x5-10:2)+(18:6-2)] =
e) 50-2x{7+8:2-[9-3x(5-4)]} =
f)100-3x{5+8:2-[3x(7-6)]} =
8) Determine o valor de cada expressão
a) 1000 - [(2 . 4 - 6) + ( 2 + 6 . 4)] =
b) 60 + 2 . {[ 4 . ( 6 + 2 ) - 10 ] + 12} =
c) [( 4 + 16 . 2) . 5 - 10] . 100 =
d) { 10 + [ 5 . ( 4 + 2 . 5) - 8] . 2 } - 100 =
e) 80 - 5 . ( 28 - 6 . 4 ) + 6 - 3 . 4 =
9) Calcule
a) 4 . ( 10 + 20 + 15 + 30) =
b) (10 . 6 + 12 . 4 + 5 . 8 ) - 40 =
c) [ 6 . ( 3 . 4 - 2 . 5) - 4 ] + 3 . ( 4 - 2) - ( 10 : 2 ) =
d) 67 + { 50 . [ 70 : ( 27 + 8 ) + 18 : 2 ] + 21 } =
e) [ 30 . ( 9 - 6)] + { 30 : ( 9 + 6 ) ] =
f) 58 - [ 20 - ( 3 . 4 - 2) : 5 ] =
g) 40 + 2 . [ 20 - ( 6 + 4 . 7 ) : 2 ] =
10) Calcule o valor das expressões
a) (12 + 2 . 5) - 8 =
b) 25 - ( 15 + 6 : 3) =
c) 25 +[7 + ( 8 - 4 :2)] =
d) 60 - [8 + ( 10 - 2 ) : 2] =
e) 80 - [ 22 + ( 5 . 2 - 1 ) + 6] =
f) 14 : 2 + [ 13 - ( 4 . 2 + 1 ) ] =
g) [ 30 + 2 x ( 5 – 3 ) ] x 2 – 10 =
h) 20 : 10 + 10 =
i) 10 + [ 4 + ( 7 x 3 + 1 ) ] – 3 =
11) Resolva as expressões numéricas:
a) 8 – ( 1 + 3) =
b) 7x 3 – 2 x 5 =
c) ( 13 – 7 ) + 8 – 1 =
d)4 x 3 + 10 : 2 =
e) 15 – ( 3 + 2 ) – 6 =
f) 40 – 2 x 4 + 5 =
g) ( 10 – 4 ) – ( 9 – 8 ) + 3 =
h) 50 – 16 : 8 + 7 =
i) 50 – [37 – ( 15 – 8 ) ] =
j) 32 : 4 : 2 : 2 =
l) 28 + [ 50 – ( 24 – 2 ) – 10 ] =
m) ( 13 + 2) x 3 + 5 =
n) 20 + [ 13 + ( 10 – 6 ) + 4 ] =
o) ( 7 + 2 ) x ( 3 – 1 ) =
p) 52 – { 12 + [ 15 – ( 8 – 4 )]} =
q) ( 4 + 2 x 5 ) – 3 =
r) 7 + 15 : 3 =
s) 20 – ( 15 + 6 : 3) =
t) 4 x 5 + 1 =
u) 15 + [ 6 + ( 8 – 4 : 2 )] =
v) 10 : 2 + 8 =
x) 40 – [ 3 – (10 – 2 ) : 2 ] =
z) 32 + 12 : 2 =
EXPRESSÕES COM POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO
Para resolver uma expressão numérica com potenciação e radiciação, efetuamos primeiramente as operações que se encontram dentro dos sinais de associação na mesma ordem das expressões anteriores, ou seja:
1°) parênteses ( ) - 2°) colchetes [ ] - 3°) chaves { }, obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação e radiciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
EXERCÍCIOS
Calcule as expressões:
a) 2 .[10-(3²- 4 . 5) - √9] : 18
b) [(13 – 3 .4)³ - ( 18 – 4 . 5)³] : 3
c)100 – {[50 – ( 5 + 1)²] : 6 + √81 } : 8
d) 72. [ 4³ - ( √121 + 2 .26)]
e) 42 . [ 4. ( 32 – 4 . √49 ) -1 ] : 63
f) 10 + 2 . 2² - 5 . √49
fiha ta tudo errado pra uma mae dedicada ta mal meus filhos so tiram dez pq eu ensino direito nao um expresao mal feita
ResponderExcluirdenise, faça melhor
Muito bom seu site Denise.Esta certo as questoes.E nao liga pq pra falar mal sempre tem gte q nem essa think ai q nao deve nem saber fazer conta de +.Parabens pela iniciativa.Gustavo
Excluirthink se faz de sabe tudo mas assassina o português
ExcluirQuerida think pink, foi muito bom você fazer esse comentário, porque pude verificar que a postagem estava sem os créditos do autor, o que fiz agora. Como você já leu sou apenas uma mãe (não sou professora) e utilizo neste blog conteúdos que encontro de diversos lugares, porém sempre tendo o cuidado de utilizar fontes confiáveis e nunca publico algo que eu própria não tenha compreendido, já que muitas vezes tenho que explicar para meus filhos. A postagem em questão está correta e se tem alguma coisa que você julga estar errada, por favor corrija o professor Antonio Carneiro, Professor de Matemática graduado Em Ciências Naturais UFBA e pós graduado em Metodologia de Ensino Superior pela Faculdade São Bento.
ResponderExcluirMeu nome é Patricia e que te dar PARABÉNS! Adorei seu Blog, sou mãe também e ele esta nos ajudando muito, OBRIGADA
ResponderExcluirvc pode me ajudar
ResponderExcluiramei o site so n e melhor do q o da virginia mas vc ensina muito bem pra falar a verdade eu concordo
ResponderExcluirAMEI O BLOG ELE VAI ME AJUDAR MUITO NA SALA PARABÉNS PELO BLOG BJS !!!!!!!
ResponderExcluiradorei , mesmo sendo uma aluna da 5 serie , estava estudando para uma prova , virei uma calculadora ambulante , kkkkkkkk
ResponderExcluiroi eu tenho dificuldade em matematica e não e pouco minhas provas e em 6 de maio mais estou com dificuldade em expressoes numericas
ResponderExcluirOlá Anônimo,
ExcluirVocê precisa dizer em que série você está e talvez qual é a sua dificuldade especificamente nas expressões numéricas. Mas não deixe para as vésperas da sua prova. Estude mais as matérias que você tem maior dificuldade e eu tenho certeza de que você vai melhorar suas notas. Bjs
Eu fasso o 6º ano e eu tenho muita....mas muita..... dificuldade em "Expressões Numéricas" e outros... eu gostaria de aprender para eu não ficar em recuperação o que fasso?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirmuito bom ameii ;)
ResponderExcluirola... meu nome é Ingrids tenho 03 filhos e um deles no 6ºano, quarta feira ele tem um prova de matematica "expressoes numericas esse site ajudou muito, obrigadissima....
ResponderExcluirEncontrei uma resposta de uma questão de faculdade GRH na matéria de matemática aplicada em seu blog, obrigada pela ajuda.
ResponderExcluirisso é muito bom, com isso eu vou aprendendo muito sobre as expressoes numéricas ameii Obrigadaa peelaa ajuda. bjs
ResponderExcluirEu preciso de expressões numéricas com radiciação pois não acho em lugar nenhum,eu estou fazendo o sexto ano mas eu precisaria para hoje dia 22/08/2013 pois é um trabalho para amanhã dia 23/08/2013
ResponderExcluirOlá , meu nome é Ivaneide e estou gostando muito do seu blog tenho um filho cursando o 5º ano e com certeza vai me ajudar muito...!
ResponderExcluirEu teve de recuperação por causa da expressão eu entrei nesse site e fiz todas as atividades e consegui passa a prova valia 100 tirei 89
ResponderExcluirPARABÉNS "Anônimo" (da próxima vez publique o seu nome, pode ser?), mas tenho certeza que a nota não "caiu do céu". Você só obteve êxito porque estudou bastante e acho que você vai preferir não ficar em recuperação novamente, estudando com antecedência, abraço.
Excluirolá denise , sou pessima em divisao e multiplicação vc poderia me ajudar?
ResponderExcluirAdorei as atividades. Tenho um acompanhamento escolar e sempre tenho que passar atividades de revisão. As atividades estão maravilhosas. Você esta de parabéns. Sucesso sempre. Obrigada por colocar a disposição essas atividades.
ResponderExcluireu adorei este blog estou me dando muito bem nas espressoes numerica
ResponderExcluiramei as atividades estou me dando muito bem graças a deus e a seu blog tenho certeza que eu passei nas provas tudo que era dificil ficol muito facil obrigado por criar este blog
ResponderExcluirMuito obrigado vc me ajudou a passar na minha prova obg mesmo viu
ResponderExcluirObrigado!
ResponderExcluirlegal serviu para me ajudar
ResponderExcluirÓtimo!!!!! me ajudou muito com meu filho!
ResponderExcluirGostei muito da publicação, as questões estão separadas por nível de dificuldade. Me ajudou muito! Abraços !
ResponderExcluirOtimo , só faltou os resultados
ResponderExcluir