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sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Exercícios com decimais e frações

  1.  Qual é a alternativa que representa a fração 9/2 em números decimais?
a. 3,333
b. 4,25
c. 5,01
d. 4,5
  1.  Qual é a alternativa que representa a fração 35/1000 em números decimais?
a. 0,35
b. 3,5
c. 0,035
d. 35
  1.  Qual é a alternativa que representa o número 0,65 na forma de fração?
a. 65/10
b. 65/100
c. 65/1000
d. 65/10000
  1. Observe as frações e suas respectivas representações decimais.
    1. 3/1000 = 0,003
    2. 2367/100 = 23,67
    3. 129/10000 = 0,0129
    4. 267/10 = 2,67
Utilizando as igualdades acima, escolha a alternativa correta?
a. I e II
b. I e IV
c. I, II e III
d. I, II, III e IV
  1.  Qual é a alternativa que representa a soma dos números decimais 0,65 e 0,15?
a. 0,80
b. 0,77
c. 0,67
d. 1,00
  1.  Qual é a alternativa que representa a soma 4,013+10,182?
a. 14,313
b. 13,920
c. 14,213
d. 14,195
  1.  Qual é a alternativa que é igual à subtração do número decimal 242,12 do número decimal 724,96?
a. 48,284
b. 586,28
c. 241,59
d. 482,84
  1.  Qual é a alternativa que representa a subtração 3,02-0,65?
a. 2,37
b. 3,37
c. 1,32
d. 23,7

9.  9.    Para cada caso, somar o número de uma linha com o número de uma coluna. O resultado fica no cruzamento da linha com a coluna.
Soma
1,25
2,5
3,7
6,2
0,25
0,3

Parte inferior do formulário
10. 10.  Agora, para cada caso, subtrair o elemento de cada linha dos elementos das colunas. Parte superior do formulário
Subtração
1,25
2,5
3,7
6,2
0,25




0,3




0,07




Parte inferior do formulário
  1.  O número decimal 0,03 pode ser escrito por extenso como:
a. três décimos
b. três centésimos
c. três milésimos

12.  Associar o número 15,435 à alternativa que o representa:
a. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco centésimos
b. Cento e cinquenta e quatro e trinta e cinco centésimos
c. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco milésimos
  1.  Assinalar a alternativa com a resposta da adição 4/7+2/7:
a. 5/7                  
b. 6/14
c. 7/6
d. 6/7
  1. Cada área colorida em cada círculo representa uma fração de um inteiro.
           Qual alternativa representa a soma destas frações?
a. 5/8
b. 7/8
c. 9/8
d. 8/7

  1. Qual é a fração que representa a parte colorida na figura?
     a. 3/2
b. 6/1
c. 5/6
d. 6/5
  1.  Associar as frações 3/2, 9/2 e 1/2 com as letras, segundo os seus devidos lugares na reta numerada.

a. A = 1/2, B = 9/2, C = 3/2
b. A = 9/2, B = 3/2, C = 1/2
c. A = 3/2, B = 1/2, C = 9/2


17.  Qual das faixas em azul, na tabela representa a fração 5/10?


a.




b.




c.





18.  Qual é a fração mais simples que equivale a 14/21?


19.  Qual das alternativas representa a subtração 8/9-6/9?
a. -2/9
b. 2/9
c. 14/9
d. 1/4
  1. Cada área colorida em cada círculo representa uma fração de um inteiro.
Qual é a alternativa que representa a diferença destas frações indicada na figura?
a. 1/2
b. 3/4
c. 1/4
d. 4/4
  1. Realize as operações abaixo e assinale as respostas corretas.
a. 3,9 × 8,2 = 31,98
b. 2,315 × 6 = 13,89
c. 26,45 : 5 = 5,29
d. 58,24 : 2 = 29,12

22.  Qual alternativa representa a dízima periódica 0,555... ?
a. 5/3
b. 5/2
c. 5/4
d. 5/9

23.  Quando calculamos 30% de 100, obtemos:
a. 10
b. 20
c. 30
d. 40

24.  Quando calculamos 3% de 120, obtemos:
a. 36
b. 3,6
c. 0,36
d. 360

25.  Qual é a alternativa que corresponde a 55% de R$500,00?
a. R$250,00
b. R$275,00
c. R$300,00
d. R$265,00

26.  Qual é a dízima periódica representada pela fração 10/3?
a. 0,333...
b. 1,111...
c. 3,0303...
d. 3,333...

27.  Escrever a fração 5/3 na forma de um número decimal.
a. 1,666...
b. 1,6060...
c. 1,0606...
d. 2,1010...

28. 28. Qual é o sinal de desigualdade que deve ser posto em cada situação abaixo? Parte superior do formulário
0,29 _____ 0,21
8,9  _____ 9,2
1,03 _____10,2
10,01 _____ 9,99
2,09 _____ 1,9
0,901 _____ 9,01
Parte inferior do formulário
  1. AAA Utilize  os sinais > e < entre cada par de frações nas situações abaixo.   
1/5 _____ 1/3
2/7 _____ 3/9
3/4 _____ 1/2
Parte inferior do formulário
  1.  Após observar as desigualdades, indique qual é a alternativa correta.
                      I.        10,001<9,99
                    II.        2,09>1,9
                   III.        9,01<0,901
a. I e II estão certas
b. II está errada
c. I e III estão erradas
d. Todas estão erradas

GABARITO
1. d
2. c
3. b
4. c
5. a
6. d
7. d
8. a
9. 
Soma
1,25
2,5
3,7
6,2
0,25
1,5
2,75
3,95
6,45
0,3
1,55
2,8
4
6,5

10. 
Subtração
1,25
2,5
3,7
6,2
0,25
1
2,25
3,45
5,95
0,3
0,95
2,2
3,4
5,9
0,07
1,18
2,47
3,63
6,13
11. b
12. c
13. d
14. b
15. c
16. a
17. a
18. 2/3
19. b
20. c
21. a, b, c, d
22. d
23. c
24. b
25. b
26. d
27. a
28. 
0,29 > 0,21
8,9  < 9,2
1,03 <10,2
10,01 > 9,99
2,09 > 1,9
0,901 < 9,01

29. 
1/5 < 1/3
2/7 < 3/9
3/4 > 1/2
30. c

Um comentário:

  1. Otimoooooo muito bom pena q eu descobri agora (a prova já foi)��

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