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segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PRODUZINDO SUA REDAÇÃO

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ANTES DE COMEÇAR A PRODUZIR
Quando vamos escrever um texto e não estamos acostumados a redigir, o melhor é que não coloquemos nossas ideias direto na folha definitiva, pois isso pode gerar uma redação desorganizada. 
Portanto, antes de começar a produzir, analise alguns pontos chaves para que nem você, nem o 
leitor fiquem confusos. 
Observe o tema proposto: o que você sabe sobre esse assunto, o que você leu a respeito? Coloque no papel. 
De acordo com seu 
conhecimento, você é contra ou a favor do tema sugerido? Defina-se e defenda seu enfoque. Portanto, fique atento se a ideia do início é sustentada até o final. 
Após escolher o ponto de vista, determine o objetivo de seu texto: esclarecer, impactar, alertar, 
Em seguida, estabeleça a ideia principal que virá no primeiro parágrafo. Então, selecione os argumentos que irão sustentá-la no decorrer do escrito. Este contexto deve apresentar fatos, causas e consequências que permeiam o assunto em questão. 
Por fim, não se esqueça de concluir! A conclusão deve retomar o ponto de vista e apresentar uma solução ou uma sugestão a respeito do problema que foi apresentado. 
Veja um exemplo: 
Tema proposto: Meio ambiente 
Conhecimento sobre o assunto: Aprendi o que é efeito estufa e li uma reportagem sobre as sequelas ocasionadas pelo aumento de temperatura. 
Ponto de vista: Contra o efeito estufa. 
Objetivo: alertar os leitores sobre as implicações desastrosas do aumento da temperatura. 
Argumentos: causas: emissão de gases poluentes, desmatamento; consequências: derretimento das geleiras, desequilíbrio, migrações. 
Conclusão: apontar possíveis soluções para amenizar o problema. 

Com tudo organizado, a produção será realizada com muito mais facilidade!


A CLAREZA DE UM TEXTO
Você já fez alguma redação em que o comentário do corretor foi: Falta clareza das ideias, texto confuso, falta de coesão, parágrafo confuso? 
É muito ruim quando lemos algo e não entendemos com exatidão o que aquele 
escritor quis dizer. Os argumentos se emendam uns nos outros, uma nova ideia surge a cada vírgula e em um mesmo período, o parágrafo parece não ter mais fim! 
Uma redação é clara quando há transmissão do conteúdo ao interlocutor de maneira que este compreenda a mensagem. Logo, redações mais concisas, ou seja, objetivas, tendem a possuir mais clareza. 
Se você tem dificuldade em estruturar bem seus pensamentos, utilize um rascunho. Leia sobre o assunto e busque na memória o 
conhecimento que já tem sobre ele. Então, reflita sobre o que vai escrever e como vai fazê-lo. Para isso, delimite o tema geral em um específico como, por exemplo: Tema geral: Amazônia, Tema específico: Manifesto Amazônia para sempre. 
Quando você restringe o tema, restringe também o que vai escrever. Não que o texto deva ficar pequeno, mas sim objetivo, a fim de que seja desenvolvido plenamente. O escritor também deve ficar atento ao número mínimo de 15 linhas e máximo de 30 ou 35 (dependerá do 
processo seletivo). 

O rascunho é muito importante, pois nele os erros poderão ser corrigidos antes de serem passados para a folha de redação definitiva. Quanto à clareza, tente cumprir com os seguintes aspectos: 
a) Faça frases curtas, pois períodos longos geralmente ficam confusos. 
b)  Não tente parecer mais culto, 
empregando palavras que desconhece, pois correrá o risco de errar quanto ao significado. Portanto, use palavras simples e precisas. 
c) Tenha cuidado com a ambiguidade, que é quando uma oração pode ter mais de um sentido: Peguei as chaves da Ana. (peguei as chaves que estavam com Ana ou as chaves que pertenciam a Ana?) 
d) Coesão: As partes devem estar interligadas, ou seja, relacionadas. Não comece falando de alguma coisa e parta para outra, sempre termine a ideia inicial sem delongas. Frases com muitas vírgulas são indício de falta de coesão. Outra questão é não tentar passar as ideias de acordo com o que vão aparecendo em sua mente, pois o fluxo mental é intenso. Na hora de escrever, concentre-se e sempre leia cada parágrafo que acabou de redigir para verificar se está claro!



RELEITURA, VOCÊ COMO OUTRA PESSOA!
Poucos são os que releem seus textos e ao deixarem de fazer isso perdem credibilidade junto ao público leitor e, muitas vezes, pontos, no caso do processo seletivo. 
Isso ocorre porque é no momento da releitura que o 
escritor analisa seu texto e o avalia de acordo com seus critérios e sua individualidade cultural. 
Para que o processo de reler sua produção se torne mais agradável, imagine a seguinte situação: Você é outra pessoa, um leitor que um dia estava passando perto de uma banca e comprou uma revista ou
jornal que continha seu texto. 
A partir desse momento, você deve pensar: Será que leria meu texto se o visse em um jornal? Será que meu título e tema estão chamando a atenção? Será que os parágrafos estão compreensíveis? Fui claro e objetivo? 
Se tivesse feito a releitura, provavelmente você não se preocuparia tanto, pois teria noção de como ficou o todo textual! 
Quando reler seu texto, coloque-se na condição daquele leitor acima e acrescente o fato de que ele não saiba nada sobre o assunto tratado. Dessa forma, todas as informações devem estar esclarecidas, a linguagem clara, os termos simples. Tudo para que o interlocutor entenda claramente o que você quis dizer. 
Além disso, você se preocupará se os períodos estão muitos extensos, se faltam vírgulas, pontos finais e se as palavras foram usadas corretamente! É melhor 
empregar termos mais habituais do que tentar colocar “palavras difíceis”, com a intenção de parecer erudito! Também é muito comum em redações, ideias expostas da mesma maneira que surgem na mente, ou seja, os argumentos aparecem uns emendados aos outros, sem se preocupar com a pontuação. Então, quando muito em meio às vírgulas, surgem aqueles parágrafos enormes e confusos! 
Além disso, é na condição de destinatário que o emissor percebe o uso da oralidade no texto: gírias, jargões, expressões absolutistas (atualmente, hoje em dia, nos dias de hoje). 
Uma dica é fazer rascunho, pois enquanto você faz a releitura, faz também as correções necessárias! 
Se não te atrapalhar, sempre que escrever um parágrafo volte nele e veja se um leitor entenderia o que registrou naquele trecho! 
Quer melhorar sua escrita e sua nota? Posicione-se como interlocutor! Quando você se coloca no papel de leitor, sai da condição de escritor e tem olhos mais críticos a respeito do que escreveu!

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