Pesquise neste blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O planeta Terra (6º ano)

       QUESTIONÁRIO:
        
    1)    O que é litosfera e de ela é formada?
2) Cite duas evidências dos movimentos das placas litosféricas.
3)     O que é sismo?
4)    Quando o magma recebe o nome de lava?
5) A Terra é plana. Esta afirmativa está correta? Explique:
6)    Complete as frases corretamente.
  a)Na ______________________ encontramos rochas e solo, Na hidrosfera encontramos ____________ e na ___________________ encontramos gases.
    b)    A _________________ é o conjunto dos seres vivos e o ambiente em que vivem. Esse ambiente abrange parte da ______________, parte da _______________ e parte da ___________________.
  c) Na faixa entre cerca de ____________________ abaixo do nível do mar até a __________________ aproximada de 3 quilômetros está a área de _____________ concentração de ________________.
  d) A _________________ é formada por rochas que podem estar cobertas pelo solo ou por sedimentos.
  e)  As rochas do ______________________ podem se tornar líquidas em locais onde a pressão é menor, como sob vulcões ativos.
  f) O ________________ é constituído principalmente pelos metais ____________ e ____________, e é formado por uma parte externa, ______________, e outra _______________, sólida.
  g) Os tremores que ocorrem no interior da Terra produzem as _________________________, que se propagam por todas as direções através das ________________ que compõe a Terra.
7)    O que são ondas sísmicas?
8)    Como o manto terrestre está dividido?
9)     Quais são as camadas da Terra? Diferencie.
10)   Que nome os geógrafos dão à forma da Terra?
11) A superfície da Terra é regular ou irregular? Sua aparência é a mesma desde quando se formou?
12) Quais os tipos de modificações que ocorrem na superfície da Terra? Diferencie e cite exemplos.
13) Quais são os principais movimentos das placas litosféricas? Diferencie e exemplifique.
14)  O que são terremotos?
15)  O que é uma tsunami?
16)  O que sai de um vulcão?
17)  O que é vulcanismo?
18)  O estudo no interior da Terra é direto ou indireto? Justifique sua resposta exemplificando como esse estudo é feito.
19) De que maneira os meteoritos são utilizados no estudo do interior da Terra?
20)  O que são os minerais?
21)  De que são formadas as rochas?
22)   Cite alguns  minerais que formam as rochas?
23)  Quais os tipos de rochas? Explique como cada tipo se forma e cite exemplos.
24)  O que são fósseis?
25)  Como se forma um fóssil?
26) O que é paleontologia?

OK VCS VENCERAM!!!

GABARITO

1) A litosfera é a camada de rocha sólida que recobre a superfície terrestre e é formada pela crosta e por parte do manto superior.
2) Entre as evidências que fortalecem os movimentos das placas litosféricas estão a forma da costa dos continentes, como a América do Sul e a África, que parecem se "encaixar", os achados fósseis de plantas e animais e as formações rochosas semelhantes nos diferentes continentes.
3) Os sismos ou terremotos, são o resultado do movimento das placas litosféricas.
4) Quando ocorre um movimento de afastamento nas placas litosféricas, os espaços abertos permitem o alívio da pressão no interior do manto, e o material quente e sólido do interior deste manto, torna-se líquido, formando o MAGMA. Quando o magma extravasa através desta fenda num fenômeno vulcânico, ele recebe o nome de LAVA.
5) A Terra não é plana, mas também não é totalmente esférica; a forma que os geógrafos atribuem a ela é GEÓIDE.
6) 
    a) Na litosfera encontramos rochas e solo. Na hidrosfera encontramos água e na atmosfera encontramos gases.
    b) A biosfera é o conjunto dos seres vivos e o ambiente onde vivem. Esse ambiente abrange parte da litosfera, parte da hidrosfera e parte da atmosfera.
   c) Na faixa entre cerca de 2 quilômetros abaixo do nível do mar até a altitude aproximada de 3 quilômetros está a área de maior concentração de organismos vivos.
    d) A crosta continental é formada por rochas que podem estar cobertas pelo solo ou por sedimentos.
     e) As rochas do manto superior podem se tornar líquidas em locais onde a pressão é menor, como sob vulcões ativos.
   f)  O núcleo externo é constituído principalmente pelos metais ferro e níquel, e é formado por uma parte externa, líquida, e outra interna, sólida.
    g) Os tremores que ocorrem no interior da Terra produzem as ondas sísmicas , que se propagam em todas as direções através das camadas que compõem a Terra.
7) São ondas mecânicas que se propagam no interior da Terra quando ocorre algum tremor e que se movem em todas as direções.
8) O manto terrestre divide-se em 2 partes: manto superior e manto inferior.
9) A Terra é composta de 3 camadas: a CROSTA, o MANTO e o NÚCLEO. A crosta é a camada mais externa e também a mais fina; o manto é a camada intermediária e divide-se em manto superior e inferior; e o núcleo é a camada mais interna do planeta dividindo-se em núcleo externo (que é líquido) e núcleo interno (que é sólido).
10) Os geógrafos denominam a Terra como GEÓIDE em seu formato.
11) A superfície da Terra é IRREGULAR e vem sendo modificada continuamente, desde a sua formação.
12) As modificações que ocorrem na Terra podem ser LENTAS ou RÁPIDAS: As modificações lentas são a maior parte dos processos de mudança na superfície terrestre e as grandes montanhas do planeta, como o Himalaia e a Cordilheira dos Andes são exemplos dessas modificações. As modificações rápidas são os terremotos e as erupções dos vulcões, que podem causar mudanças bruscas nas paisagens.
13) Há 3 tipos de movimentos relativos entre as placas litosféricas: a) COLISÃO: as placas podem se chocar, causando enrugamento e formando as grandes cadeias de montanhas nos continentes (Andes, Alpes, Himalaia, etc.) b) AFASTAMENTO: as placas podem afastar-se umas das outras, abrindo espaços e aliviando a pressão interna momentaneamente provocando um fenômeno vulcânico. c) DESLIZAMENTO LATERAL: parte do contorno das placas sofre apenas deslizamento lateral provocando terremotos ou tsunamis.
14) Terremotos ou sismos são tremores causados pelo movimento das placas litosféricas.
15) Tsunamis ou maremotos ocorrem quando a origem do tremor está abaixo dos oceanos, formando  uma movimentação anormal das águas, podendo ocorrer a formação de ondas gigantescas..
16) Quando o magma extravasa a fenda ou canal aberto no cume de um vulcão ele recebe o nome de LAVA.
17) O vulcanismo é um processo que modifica a paisagem, forma novas rochas e libera gases e partículas para a atmosfera.
18) Devido às altíssimas temperaturas e à elevada pressão, não podemos chegar até as camadas mais internas do planeta, por isso seu interior só pode ser examinado indiretamente, por meio do estudo das ONDAS SÍSMICAS, do material lançado pelas ERUPÇÕES VULCÂNICAS e dos METEORITOS.
19) Os pesquisadores pressupõem que os meteoritos tiveram a mesma origem e a mesma evolução que a Terra e os demais cirpos do Sistema Solar. Assim, esperam que a composição de muitos deles seja semelhante à de algumas camadas do interior terrestre. Por isso, estudam os diferentes tipos de meteorito comparando-os com as camadas que compõem o nosso planeta.
20) Os minerais são materiais sólidos que ocorrem naturalmente na crosta terrestre.
21) As rochas são compostas dois ou mais minerais agrupados.
22) Crômio, sílica, prata, chumbo, ferro, quartzo, mica, ..
23) As ROCHAS ÍGNEAS ou MAGMÁTICAS são produzidas pelo resfriamento e solidificação do magma, O granito, e o basalto são exemplos de rochas ígneas. As ROCHAS SEDIMENTARES são formadas pela acumulação de fragmentos provenientes de outras rochas. O arenito, o argilito e o calcário são exemplos. As ROCHAS METAMÓRFICAS são formadas a partir da transformação de todos os tipos de rochas (ígneas, sedimentares e das próprias metamórficas), que estiveram sob alta pressão e temperatura nas partes profundas da crosta. A ardósia, o mármore e a pedra-sabão são exemplos de rochas metamórficas.
24) Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais ou poantas, em rochas, resina ou gelo, como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas.
25) Para que um organismo seja fossilizado, os restos devem ser cobertos rapidamente ocorrendo o impedimento da decomposição. O soterramento ocorre pelo acúmulo de sedimentos (areia, lama, etc.) sobre o organismo e acontece em rios, lagos, pântanos, desertos, etc.
26) Paleontologia é a ciência que estuda, principalmente com base nos fósseis, as formas de vida existentes em épocas passadas.

6 comentários:

  1. è muito bom poder contar com você, amei muito me ajudou bastante parabens e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. preciso das respostas para corrigir se fiz certo.

    ResponderExcluir
  3. ajudou um pouco na prova

    ResponderExcluir
  4. Meu filho tava com dificuldades de conseguir sozinho,você me ajudou a ajudá-lo. Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  5. não era aquilo que eu precisava para a lição mais ajudou na prova de ciências do 6 ano . valeeeeeeeu !

    ResponderExcluir

É sempre bom quando você comenta. Seu comentário ajuda a melhorar o blog e faz eu conhecer sua opinião.