Pesquise neste blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Resposta ao comentário de José Antonio Medeiros de Amorim

Vou transferir para aqui o comentário do José Antonio, pois ele pede uma resposta.
Olá, tudo bem? Muito bom seu blog e ótimo seu método de ensinar. Gostaria de saber como escrever por extenso uma medida de área com mais de dois algarismos após a vírgula, por exemplo 92,875 m² e 95,5575 m². Agradeço desde já. Abraço!
Olá José Antonio! Antes de mais nada agradeço suas palavras. Quanto a sua questão eu também tive dúvidas e fui dar uma pesquisada. É muito importante nesses casos procurar fontes seguras e acho que encontrei. Veja o que diz neste FAQ (FAQ significa Frequently Ask Questions, ou perguntas solicitadas mais freqüentes. Nesta página estão algumas das dúvidas técnicas discutidas no Fórum Topografia Geral, no Fórum Cad_pt_br e no Fórum GPSbrasil). Copiei abaixo a questão que responde nossa dúvida do endereço http://www.vector.agr.br/rovane/faq/faq.htm
OBS: A Vector Geo 4D é uma empresa de serviços na área de engenharia e, portanto, pode nos ajudar neste assunto.
A questão 7) do referido FAQ trata exatamente disso.

7) Qual a maneira certa de se escrever por extenso 2.499,756 m²?
    Um número por extenso com unidade, existem três formas de escrevê-lo. A língua portuguesa culta diz que devemos utilizar os múltiplos da unidade para especificá-la e não restar dúvidas. Mas aí vem os problemas: trabalhamos com unidades de área e de volume que são derivadas de uma unidade linear e isto pode e traz muita confusão.
    A primeira forma:
        - Dois mil e quatrocentos e noventa e nove metros quadrados e sete mil e quinhentos e sessenta centímetros quadrados. É isso mesmo!!! Parece estranho mas é correto!!! 0,756m² não são 756mm² e muito menos 75,6cm² como muitos escrevem.
    A segunda forma:
        - Dois mil e quatrocentos e noventa e nove e setecentos e cinqüenta e seis milésimos de metros quadrados. Esta forma é como se escreve um número apenas adicionando a unidade no final.
    A terceira forma:
        - Dois mil e quatrocentos e noventa e nove vírgula setecentos e cinqüenta e seis metros quadrados. Veja que esta forma há confusão no final, pois a unidade vem logo em seguida da parte fracionária.
    Particularmente, acho a segunda mais agradável.
    Escolha a sua...
Como você pode ver nossas dúvidas não foram "à toa " não é um assunto corriqueiro e é um tanto quanto complexo, mas acho que temos a resposta (ou as respostas kkk). 
A terceira forma é evidentemente a mais fácil, mas como já foi dito acima, pode causar dúvidas, portanto concordo que da segunda forma acaba ficando mais agradável, mas eu acrescentaria uma vírgula exatamente  entre o número inteiro e a parte decimal, acho que fica ainda mais indubitável. 
Veja como sua resposta ficaria:
92,875 m² = Noventa e dois, e oitocentos e setenta e cinco milésimos de metros quadrados.
95,5575 m² = Noventa e cinco, e cinco mil quinhentos e setenta e cinco décimos de milésimos quadrados.
Espero ter ajudado. Volte sempre e um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre bom quando você comenta. Seu comentário ajuda a melhorar o blog e faz eu conhecer sua opinião.