Pesquise neste blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

COMO TIRAR BOA NOTA EM REDAÇÃO


Você quer tirar nota boa nas redações? Seja na escola ou em qualquer concurso? É simples: é só ficar atento nos quesitos que os corretores levam em consideração! E para saber se está tudo certo, o próprio escritor é quem tem que se preocupar em fazer a revisão geral de seu texto, antes de passá-lo para o corretor! 
Veja os aspectos principais que necessitam de serem revistos: 

Quanto à forma: 

 A letra legível: a letra ilegível é um obstáculo à leitura. É importante lembrar que “letra feia” não é sinônimo de letra ilegível, uma vez que pode existir letras não muito bem traçadas, mas que, no entanto, são lidas com facilidade. 

 Margens e parágrafos: A escrita deve ir até a margem (final da linha), geralmente estabelecida por um traço vertical à direita da folha de caderno. Os parágrafos devem estar iniciados com espaçamento! 

Quanto à gramática: 

 Acentuação: Observe se acentuou todas as palavras corretamente! 

 Pontuação: Revise as vírgulas em seu texto; elas geralmente são necessárias quando há mais de um verbo ou quando se quer explicar algo dito anteriormente. Não prolongue os períodos, pois isso torna o texto confuso, use o ponto final! 

 Concordância verbal: Concorde verbo com sujeito; se este estiver no plural o verbo ficará no plural. Quando ficar em dúvidas, volte ao sujeito da oração. 

Quanto à estilística: 

 Frases: Devem estar claras e precisas: nem curtas demais, provocando a falta de informação, nem longas porque faz com que os parágrafos fiquem confusos! 

 Repetição: As palavras não devem ser repetidas, afinal, os sinônimos existem para serem usados. Além disso, termos ou ideias repetidas empobrecem o texto e o torna monótono. 

 Coerência e coesão: Se começar defendendo um ponto de vista, persista até o final. Nunca coloque elementos contraditórios em seu texto. Também é importante interligar os argumentos, utilizando elementos de coesão, como: então, porém, mas, contudo, entretanto. Não coloque “concluindo” ou “finalizando” na conclusão, porque são termos óbvios! 

Quanto à estrutura: 

 Dissertação: este texto exige uma introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução aponta o assunto específico a ser abordado; o desenvolvimento deve apresentar argumentos verídicos, comprovados através de exemplos, além disso, o autor deve ter uma visão crítica e reflexiva dos fatos, de forma a persuadir o leitor; a conclusão retoma o que foi dito de forma bastante resumida (um parágrafo), de modo a reforçar o que foi exposto e também propõe uma solução para o problema analisado. 

 Narração: A personagem deve viver um conflito; as ações, pensamentos, sentimentos da personagem devem estar ligados a este problema de algum modo. As características físicas e psicológicas da personagem devem estar selecionadas de acordo com o conflito enfrentado. O final da história deve propor o desfecho do problema enfrentado pela personagem. 

Releia seu texto e faça sempre esse roteiro de revisão e então verá que sua nota, de aspecto em aspecto avaliado, estará superior a antes!

PRODUZINDO SUA REDAÇÃO

Veja mais dicas de redação no link http://www.brasilescola.com/redacao/

ANTES DE COMEÇAR A PRODUZIR
Quando vamos escrever um texto e não estamos acostumados a redigir, o melhor é que não coloquemos nossas ideias direto na folha definitiva, pois isso pode gerar uma redação desorganizada. 
Portanto, antes de começar a produzir, analise alguns pontos chaves para que nem você, nem o 
leitor fiquem confusos. 
Observe o tema proposto: o que você sabe sobre esse assunto, o que você leu a respeito? Coloque no papel. 
De acordo com seu 
conhecimento, você é contra ou a favor do tema sugerido? Defina-se e defenda seu enfoque. Portanto, fique atento se a ideia do início é sustentada até o final. 
Após escolher o ponto de vista, determine o objetivo de seu texto: esclarecer, impactar, alertar, 
Em seguida, estabeleça a ideia principal que virá no primeiro parágrafo. Então, selecione os argumentos que irão sustentá-la no decorrer do escrito. Este contexto deve apresentar fatos, causas e consequências que permeiam o assunto em questão. 
Por fim, não se esqueça de concluir! A conclusão deve retomar o ponto de vista e apresentar uma solução ou uma sugestão a respeito do problema que foi apresentado. 
Veja um exemplo: 
Tema proposto: Meio ambiente 
Conhecimento sobre o assunto: Aprendi o que é efeito estufa e li uma reportagem sobre as sequelas ocasionadas pelo aumento de temperatura. 
Ponto de vista: Contra o efeito estufa. 
Objetivo: alertar os leitores sobre as implicações desastrosas do aumento da temperatura. 
Argumentos: causas: emissão de gases poluentes, desmatamento; consequências: derretimento das geleiras, desequilíbrio, migrações. 
Conclusão: apontar possíveis soluções para amenizar o problema. 

Com tudo organizado, a produção será realizada com muito mais facilidade!


A CLAREZA DE UM TEXTO
Você já fez alguma redação em que o comentário do corretor foi: Falta clareza das ideias, texto confuso, falta de coesão, parágrafo confuso? 
É muito ruim quando lemos algo e não entendemos com exatidão o que aquele 
escritor quis dizer. Os argumentos se emendam uns nos outros, uma nova ideia surge a cada vírgula e em um mesmo período, o parágrafo parece não ter mais fim! 
Uma redação é clara quando há transmissão do conteúdo ao interlocutor de maneira que este compreenda a mensagem. Logo, redações mais concisas, ou seja, objetivas, tendem a possuir mais clareza. 
Se você tem dificuldade em estruturar bem seus pensamentos, utilize um rascunho. Leia sobre o assunto e busque na memória o 
conhecimento que já tem sobre ele. Então, reflita sobre o que vai escrever e como vai fazê-lo. Para isso, delimite o tema geral em um específico como, por exemplo: Tema geral: Amazônia, Tema específico: Manifesto Amazônia para sempre. 
Quando você restringe o tema, restringe também o que vai escrever. Não que o texto deva ficar pequeno, mas sim objetivo, a fim de que seja desenvolvido plenamente. O escritor também deve ficar atento ao número mínimo de 15 linhas e máximo de 30 ou 35 (dependerá do 
processo seletivo). 

O rascunho é muito importante, pois nele os erros poderão ser corrigidos antes de serem passados para a folha de redação definitiva. Quanto à clareza, tente cumprir com os seguintes aspectos: 
a) Faça frases curtas, pois períodos longos geralmente ficam confusos. 
b)  Não tente parecer mais culto, 
empregando palavras que desconhece, pois correrá o risco de errar quanto ao significado. Portanto, use palavras simples e precisas. 
c) Tenha cuidado com a ambiguidade, que é quando uma oração pode ter mais de um sentido: Peguei as chaves da Ana. (peguei as chaves que estavam com Ana ou as chaves que pertenciam a Ana?) 
d) Coesão: As partes devem estar interligadas, ou seja, relacionadas. Não comece falando de alguma coisa e parta para outra, sempre termine a ideia inicial sem delongas. Frases com muitas vírgulas são indício de falta de coesão. Outra questão é não tentar passar as ideias de acordo com o que vão aparecendo em sua mente, pois o fluxo mental é intenso. Na hora de escrever, concentre-se e sempre leia cada parágrafo que acabou de redigir para verificar se está claro!



RELEITURA, VOCÊ COMO OUTRA PESSOA!
Poucos são os que releem seus textos e ao deixarem de fazer isso perdem credibilidade junto ao público leitor e, muitas vezes, pontos, no caso do processo seletivo. 
Isso ocorre porque é no momento da releitura que o 
escritor analisa seu texto e o avalia de acordo com seus critérios e sua individualidade cultural. 
Para que o processo de reler sua produção se torne mais agradável, imagine a seguinte situação: Você é outra pessoa, um leitor que um dia estava passando perto de uma banca e comprou uma revista ou
jornal que continha seu texto. 
A partir desse momento, você deve pensar: Será que leria meu texto se o visse em um jornal? Será que meu título e tema estão chamando a atenção? Será que os parágrafos estão compreensíveis? Fui claro e objetivo? 
Se tivesse feito a releitura, provavelmente você não se preocuparia tanto, pois teria noção de como ficou o todo textual! 
Quando reler seu texto, coloque-se na condição daquele leitor acima e acrescente o fato de que ele não saiba nada sobre o assunto tratado. Dessa forma, todas as informações devem estar esclarecidas, a linguagem clara, os termos simples. Tudo para que o interlocutor entenda claramente o que você quis dizer. 
Além disso, você se preocupará se os períodos estão muitos extensos, se faltam vírgulas, pontos finais e se as palavras foram usadas corretamente! É melhor 
empregar termos mais habituais do que tentar colocar “palavras difíceis”, com a intenção de parecer erudito! Também é muito comum em redações, ideias expostas da mesma maneira que surgem na mente, ou seja, os argumentos aparecem uns emendados aos outros, sem se preocupar com a pontuação. Então, quando muito em meio às vírgulas, surgem aqueles parágrafos enormes e confusos! 
Além disso, é na condição de destinatário que o emissor percebe o uso da oralidade no texto: gírias, jargões, expressões absolutistas (atualmente, hoje em dia, nos dias de hoje). 
Uma dica é fazer rascunho, pois enquanto você faz a releitura, faz também as correções necessárias! 
Se não te atrapalhar, sempre que escrever um parágrafo volte nele e veja se um leitor entenderia o que registrou naquele trecho! 
Quer melhorar sua escrita e sua nota? Posicione-se como interlocutor! Quando você se coloca no papel de leitor, sai da condição de escritor e tem olhos mais críticos a respeito do que escreveu!

OS 10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA REDAÇÃO

Excelentes dicas do site http://www.brasilescola.com/redacao/ 


Conhecemos os 10 mandamentos de Deus que nos alerta sobre pecados que atrapalham nossa vida e podem ter consequências gravíssimas! Assim também acontece na redação, há erros bastante cometidos pelas pessoas, sem maiores preocupações! Mas é bom ficar alerta, pois o julgamento das bancas é rigoroso e não há ninguém que possa corrigir seus erros depois! Então, em um trocadilho com as leis bíblicas, o ideal é se arrepender enquanto pode e não cometê-los mais! 

Vejamos os dez mandamentos para que sua redação surpreenda a banca:
1) Não escreva difícil, usando palavras para parecer que sabe de tudo! Prefira uma linguagem mais simples. Não falo aqui do uso de coloquialismo, sem restrições! 
2)  Críticas sem fundamento, sem 
objetivo não devem ser feitas. A análise sobre algo deve ser realizada baseada em fatos, acontecimentos reais. Sempre aponte soluções coerentes para os problemas levantados. 
3) Uso de palavrões, jargões, gírias e coloquialismo é proibido!

4)  A linguagem de msg de texto, twitter ou facebook deve ficar em casa. Nunca abrevie palavras: vc, qdo, msm, dentre outras. Exceção: etc. 
5) Não faça repetição desnecessária de palavras! O texto fica enfadonho e pobre, pois o leitor verá que você não tem muita leitura, uma vez que não tem muito vocabulário. Use sinônimos: menina, garota, criança, guria. 
6) Não “encha linguiça”, como dizem! Uns dizem coisas sem sentido, outros falam a mesma coisa várias vezes, de vários modos. Seja objetivo, claro. Melhor qualidade do que quantidade. No entanto, processos seletivos exigem o mínimo de 15 linhas. Escreva sobre algo que você tenha conhecimento. Baseie-se (não copie) em um texto da coletânea, nas ideias expostas ali. Faça um parágrafo para introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão, pelo menos! 
7) Não esqueça a cedilha no “c”, o cortado do “t”, o pingo do “i”, as letras maiúsculas em nomes próprios! 
8) Coloque ponto final! Começou um novo argumento, uma nova ideia? Coloque ponto final e não vírgula! Os períodos ficam tão confusos que o leitor não sabe nem mais qual é o assunto inicial ou quem é o sujeito do período! 
9) Faça a concordância verbal. Se o sujeito está no plural, o verbo também deverá estar! Ficou em dúvida? Leia a oração e identifique o sujeito, quem pratica a ação. 
10) Releia o texto! É impossível tentar organizar melhor o texto, corrigir os erros e tirar nota boa sem reler o que se escreveu! Detalhe: Coloque-se no lugar de um leitor que não sabe nada sobre o assunto abordado em seu texto e se pergunte: Será que ele entenderia sobre o que estou escrevendo e o meu ponto de vista? 
5) Não faça repetição desnecessária de palavras! O texto fica enfadonho e pobre, pois o leitor verá que você não tem muita leitura, uma vez que não tem muito vocabulário. Use sinônimos: menina, garota, criança, guria. 
6) Não “encha linguiça”, como dizem! Uns dizem coisas sem sentido, outros falam a mesma coisa várias vezes, de vários modos. Seja objetivo, claro. Melhor qualidade do que quantidade. No entanto, processos seletivos exigem o mínimo de 15 linhas. Escreva sobre algo que você tenha conhecimento. Baseie-se (não copie) em um texto da coletânea, nas ideias expostas ali. Faça um parágrafo para introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão, pelo menos! 
7) Não esqueça a cedilha no “c”, o cortado do “t”, o pingo do “i”, as letras maiúsculas em nomes próprios! 
8) Coloque ponto final! Começou um novo argumento, uma nova ideia? Coloque ponto final e não vírgula! Os períodos ficam tão confusos que o leitor não sabe nem mais qual é o assunto inicial ou quem é o sujeito do período! 
9) Faça a concordância verbal. Se o sujeito está no plural, o verbo também deverá estar! Ficou em dúvida? Leia a oração e identifique o sujeito, quem pratica a ação. 
10) Releia o texto! É impossível tentar organizar melhor o texto, corrigir os erros e tirar nota boa sem reler o que se escreveu! Detalhe: Coloque-se no lugar de um leitor que não sabe nada sobre o assunto abordado em seu texto e se pergunte: Será que ele entenderia sobre o que estou escrevendo e o meu ponto de vista? 

Saiba que mandamentos foram feitos para serem seguidos, mas não como obrigação ou por imposição, mas para nosso bem! Pense nisso!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Excelentes atividades com decimais e porcentagens



      1)      Identifique as frações decimais.
        a)      3/7
        b)      3/10
        c)       1/3
        d)      9/1000

2)      Escreva as porcentagens utilizando frações decimais.
        a)      10%       = __________________
        b)      17%       = __________________          
        c)       82%       = __________________
        d)      200%    = __________________
        e)      140%    = __________________
        f)       2%         = __________________


      3)      Quais destas frações decimais são maiores que a unidade.
        a)      89/100
        b)      17/10
        c)       314/100
        d)      350/1000
        e)      11/10
        f)       1002/1000


      4)      Escreva uma fração decimal correspondente a cada fração.
        a)      1/5        = __________________
        b)      1/4        = __________________
        c)       7/20      = __________________
        d)      3/8        = __________________
    

      5)      Quantos milésimos são necessários para formar 1/10?

    
      6)      Entre as frações abaixo, indique aquelas que são maiores que 5/10.
        a)      1/5
        b)      2/3
        c)      1/100
        d)      3/5
        e)      7/10

7)      Calcule.
        a)      2% + 7/100         =             _______________
        b)      1/2 + 13%           =             _______________

      8)      Escreva as frações decimais como números na forma decimal.
        a)      8/10      = _____________
        b)      75/100 = ______________
        c)      14/10    = ______________
        d)      4/100    = _____________
        e)      25/10    = _____________
        f)       8/1000 = ______________


      9)      Em um sítio há 50 cabeças de gado, dessas 17 são machos.
a) Escreva uma fração para representar a quantidade de fêmeas e transforme-a em fração decimal.



b) Represente a quantidade de machos com uma fração decimal.




      10)   Complete a tabela com as frações e em números decimais.
        Doze centésimos
   
        Três inteiros e cinco centésimos
        Sete milésimos
        Vinte inteiros e quinze milésimos
        Trinta e um milésimos

      11)   Escreva o número decimal correspondente a cada fração decimal.
        a)      3/10        = ______________
        b)      7/100       = _____________
        c)       53/10       = _____________
        d)      17/1000 = ______________
        e)      231/10    = ______________
        f)       113/100 = ______________

      12)   Determine a fração irredutível equivalente a cada número decimal.
        a)      0,20       = ____________________
        b)      0,010    = ____________________
        c)       0,25       = ____________________
        d)      1,05       = ____________________
        e)      1,4         = ____________________
        f)       3,6         = ____________________


      13)   Escreva os números na forma mista e na forma decimal.
        Dois inteiros e treze centésimos
        Quinze inteiros e dois milésimos
        Um inteiro e sete milésimos
        Seis inteiros e um centésimo
        Sete inteiros e onze milésimos
     
      14)   Escreva quantos centésimos há em cada número.
        a)      0,09       = ____________________
        b)      1,23       = ____________________
        c)       2,5         = ____________________
        d)      12,3       = ____________________

      15)   Escreva como se lê cada um dos números decimais.
        a)      0,7         = ___________________________________________________________
        b)      3,45       = ___________________________________________________________
        c)       0,34       = ___________________________________________________________
        d)      12,038  = ___________________________________________________________

      16)   Responda.
  a)     Qual é a décima parte de 1 real?           ____________________
  b)     Qual é a centésima parte de 1 real?      ____________________
  c)     Qual é a milésima parte de 10 reais?    ____________________
  d)     Qual é a décima parte de 10 reais?       ____________________
   
      17)   Entre os números abaixo quais são maiores que 2,5?

2,478


4,002

2,050

2,499


2,08

2,5004

AQUI VÃO AS RESPOSTAS PARA VOCÊ CONFERIR:

      1)      São frações decimais as dos itens b) e d) pois possuem denominadores 10 ou seus múltiplos.

      2)       
a)      10/100
b)      17/100
c)       82/100
d)      200/100
e)      140/100
f)       2/100

      3)      As letras b), c), e) e f); pois são frações em que o numerador é maior que o denominador, ou seja são frações impróprias.

      4)      Podemos encontrar as frações decimais de duas maneiras: Multiplicar numerador e denominador por um mesmo número, de modo que o denominador resulte em 10 ou seu múltiplo. Dividir o numerador pelo denominador encontrando assim seu número decimal e a partir deste, transformá-lo em fração decimal.
1ª maneira
a)      1/5    4   1 x 2 = 2          4   5 x 2 = 10         4   2/10
b)      1/4  4   1 x 25 = 25      4   4 x 25 = 100     4   25/100
c)       7/20  4   7 x 5 = 35        4   20 x 5 = 100     4   35/100
d)      3/8    4   3 x 125 = 375  4   8 x 125 = 1000 4   375/1000
2ª maneira
a)      1 : 5 = 0,2 = 2/10
b)      1 : 45 = 0,25 = 25/100
c)       7 :20 = 0,35 = 35/100
d)      3 : 8 = 0,375 = 375/1000

      5)      1/10 = 10/100 = 100/1000  4  São necessários 100 milésimos para formar 1 décimo.

      6)      Uma maneira de verificar se uma fração é maior ou menor que outra é dividindo o numerador pelo denominador, transformando-a assim em número decimal. Assim podemos facilmente saber qual deles é maior ou menor que o outro. Veja:
                                                5/10 4 5 : 10 = 0,5
a)      1/5     4 1 : 5 = 0,2         4   0,2  <  0,5         4   1/5  <  5/10
b)      2/3     4 2 : 3 = 0,666...  4   0,666...  >  0,5  4   2/3  >  5/10
c)       1/100 4 1 : 100 = 0,01   4   0,01  < 0,5        4   1/100  <  5/10
d)      3/5     4 3 : 5 = 0,6         4   0,6  >  0,5         4   3/5  >  5/10
e)      7/10   4 7: 10 = 0,7        4   0,7  > 0,5          4   7/10  > 5/10

      7)       
a)      2% + 7/100 = 2/100 + 7/100 = 9/100
b)      1/2 + 13 % = 1/2 + 13/100 = 50 + 13/100 = 63/100
Se você ainda tem dúvidas em operações com frações e simplificação de frações, acesse a excelente aula do Profº Nivaldo https://www.youtube.com/watch?v=sJWKoZhNet4 Digo melhor, assista a aula mesmo que já saiba a matéria, pois o método que é ensinado pelo Profº Nivaldo é muito mais simples e fácil de fazer. Lá tem também uma forma de calcular o M.D.C. que pode ser mais simples para alguns, veja o que você acha, mas não deixe de ir lá! Depois dessa aula certamente não sobrará nenhuma dúvida.
      8)       
a)      0,8
b)      0,75
c)       1,4
d)      0,04
e)      2,5
f)       0,008

      9)       
a)      O número de fêmeas é 50 - 17 = 33. Então a fração correspondente ao número de fêmeas é 33/50, portanto sua fração decimal é 66/100.
b)      A fração correspondente ao número de machos é 17/50 = 34/100

      10)    

Doze centésimos

12/100

0,12

Três inteiros e cinco centésimos

3   5/100

3,05

Sete milésimos

7/1000

0,007

Vinte inteiros e quinze milésimos

20   15/1000

20,015

Trinta e um milésimos

31/1000

0,031
11)    
a)      0,3
b)      0,07
c)       5,3
d)      0,017
e)      23,1
f)       1,13

      12)   Para conseguir a fração irredutível você precisa dividir os dois termos da fração pelo seu M.D.C. Você já visitou o tutorial do Profº Nivaldo? Se ainda não, aproveite agora para ver como ele ensina a calcular o M.D.C.)  https://www.youtube.com/watch?v=sJWKoZhNet4

a)      0,20 = 2/100 = 1/5
b)      0,010 = 10/1000 = 1/100
c)       0,25 = 25/100 = 1/4
d)      1,05 = 105/100 = 21/20
e)      1,4 = 14/10 = 7/5
f)       3,6 = 36/10 = 18/5

      13)    

Dois inteiros e treze centésimos

2   13/100

2,13

Quinze inteiros e dois milésimos

15   2/1000

15,002

Um inteiro e sete milésimos

1   7/1000

1,007

Seis inteiros e um centésimo

6   1/100

6,01

Sete inteiros e onze milésimos

7   11/1000

7,011
      14)    
a)      0,09 tem 9 centésimos
b)      1,23 tem 123 centésimos
c)       2,5 = 2,50 4  2,5 tem 250 centésimos
d)      12,3 = 12,30 4  12,3 tem 1.230 centésimos

      15)    
a)      Sete décimos
b)      Três inteiros e quarenta e cinco centésimos
c)       Trinta e quatro centésimos
d)      Doze inteiros e trinta e oito milésimos

      16)    
a)      1,00 : 10 = 0,10 4  A décima parte de 1 real é 10 centavos
b)      1,00 : 100 = 0,01 4  A centésima parte de 1 real é 1 centavo
c)       10,00 : 10 = 1,00 4  A décima parte de 10 reais é 1 real
d)      10,00 : 1000 = 0,01 4  A milésima parte de 10 reais é 1 centavo

      17)    

2,478


4,002

2,050

2,499


2,08

2,5004